PE: Mulheres podem fazer BO por injúria na internet

Nova portaria também contempla crimes de calúnia e difamação

ter, 26/05/2020 - 16:23

Graças a uma nova portaria GAB/PCPE, publicada na última terça (25), mulheres vítimas dos crimes de injúria, calúnia ou difamação poderão registrar suas denúncias via delegacia pela internet. Assim, os boletins de ocorrência poderão ser preenchidos direto no site da Polícia Civil de Pernambuco, de onde serão coletados, validados por autoridades policiais e encaminhados para o Departamento de Polícia da Mulher (DPMUL) para as devidas providências.

Mulheres vítimas de violência física ou sexual, contudo, seguem tendo que efetuar o registro presencialmente, pois tais denúncias envolvem perícias médicas. Atualmente, Pernambuco dispõe de Delegacias da Mulher em Santo Amaro (Recife), Prazeres (Jaboatão dos Guararapes), Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Vitória de Santo Antão, Goiana, Caruaru, Surubim, Afogados da Ingazeira, Garanhuns e Petrolina. Em localidades onde não haja uma unidade especializada, as vítimas podem procurar qualquer delegacia de plantão, na região onde residem ou na que ocorreu o crime.

Através da Ouvidoria Estadual da Mulher, no telefone 0800.281.8187, é possível denunciar e se informar sobre a rede de proteção como um todo. Em caso de emergência policial, o contato é o 190.

COMENTÁRIOS dos leitores