Nobel aponta que devemos nos preparar para uma 2ª pandemia

Para Robert Shiller, esse estado mental ansioso que ocorre nesse período é uma epidemia em si mesma

por Jameson Ramos qua, 27/05/2020 - 17:15
SMSURB/PMPA Situação psicológica da população mundial é o que deve ser levado em conta, segundo o Nobel SMSURB/PMPA

Para o Nobel de Economia, o americano Robert Shiller, o mundo deveria se preparar para uma próxima pandemia. Ele explica que a intensidade da reação à crise da Covid-19, com o isolamento total e outras políticas de enfrentamento ao novo coronavírus, é uma situação real que afeta a economia mundial. Ao mesmo tempo, medo e ansiedade também está sendo uma realidade dessas pessoas.

Para o Nobel, esse estado mental ansioso é uma epidemia em si mesma. "Não é uma resposta racional às notícias, é por isso que digo que existem duas pandemias. Infelizmente, é um problema difícil, porque o governo não pode controlar a ansiedade do público. Isso é uma coisa de psicoterapia. Acho que todos nós poderíamos visitar o terapeuta - não sei se isso seria suficientes", relatou Robert ao site BBC News.

O estudioso aponta na entrevista, que a não associação do que está acontecendo no mundo devido a pandemia do Covid-19 com a Grande Depressão, que foi uma crise econômica que persistiu ao longo de uma década (1929-1930), é aceito - mas não completamente.

Segundo Robert, as pessoas pensam que não há um paralelo porque a Grande Depressão foi causada por erro humano, e não por um evento externo. "Aceito essa ideia, mas não completamente, porque acho que o medo que temos neste evento (a pandemia) pode durar mais tempo, bem como seu impacto em nosso pensamento psicológico. Não é errado olhar para a Grande Depressão como um indicador", reforçou.

COMENTÁRIOS dos leitores