Comércio de Bragança começa a reabertura gradual

Cronograma de retomada das atividades econômicas será "responsável e sustentável", com monitoramento e fiscalização

seg, 01/06/2020 - 14:19
Ascom/PMB Agentes da prefeitura de Bragança vão controlar a retomada de atividades econômicas no município Ascom/PMB

Após reunião realizada no dia 25 de maio, com o Comitê de Gerenciamento de Crise, na qual estiveram presentes representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bragança (CDL), membros do segmento de atividades comerciais não essenciais, Vigilância Sanitária, o vice-prefeito e Secretário Municipal de Saúde, Dr. Mário Ribeiro Júnior, foi decidido que a partir desta segunda-feira (1) o munícipio de Bragança, no Pará, vai reabrir o comércio. Segundo as autoridades municipais, a retomada das atividades econômicas será "responsável, gradual e sustentável".

O prefeito do município, Raimundo Nonato, anunciou novo decreto, visando à prevenção e à continuação dos trabalhos de enfretamento da pandemia da covid-19. O novo documento relaciona medidas de distanciamento controlado, utilizando metodologia de monitoramento da epidemia e seus impactos na saúde e economia, com base em avaliações epidemiológicas e planejamento de ações. O monitoramento da evolução epidemiológica será feito por avaliação de indicadores de propagação e da capacidade de atendimento do sistema de saúde, baseado em dados técnicos fornecidos por órgãos responsáveis.

Após 75 dias de trabalho de prevenção, controle e combate à covid-19, a taxa de ocupação hospitalar é de 66%, segundo divulgação do último boletim epidemiológico publicado no dia 29 de maio. O município é um dos que mais investiram em diagnósticos feitos através de testes rápidos no Estado do Pará; no total já foram realizados mais de 1839 testes na população. O número de recuperados da doença já ultrapassa 399 casos.

Cronograma de retomada

Supermercado, reabertura de 7 às 20 horas.

Feira livre funcionará até as 12 horas.

Comércio não essencial

O funcionamento presencial das atividades comerciais de empreendimentos nos segmentos de armarinhos, calçados, móveis, material de construção, confecção entre outros, será de 14 às 19 horas.

O serviço delivery poderá funcionar das 8 às 19 horas, bem como o recebimento de contas. Os salões de beleza e barbearias poderão funcionar com hora marcada, evitando aglomerações nos estabelecimentos.

Templos religiosos

Só será permitida a realização de eventos religiosos com até 10 pessoas.

Foram estabelecidas medidas sanitárias para a retomada econômica do comércio, como: fornecimento de máscara para os colaboradores, fornecimento de álcool em gel 70% aos clientes, dispensa de colaboradores do grupo de risco. Um Termo de Responsabilidade Sanitária deverá ser preenchido e entregue na CDL Bragança, assinado pelo representante da empresa ou responsável.

Bragança fica localizado na região do Salgado, a 210 quilômetros de Belém, O município tem aproximadamente 120 mil habitantes.

Com informações da Ascom/PMB.

COMENTÁRIOS dos leitores