Disseminação da pandemia se estabiliza em PE, diz governo

O Governo do Estado prometeu apresentar um plano para reabertura do comércio, nesta segunda (1º)

por Victor Gouveia seg, 01/06/2020 - 08:31
Arthur Souza/LeiaJá Imagens/Arquivo Nos municípios que integraram a quarentena, a taxa de contágio está abaixo de 1, aponta o estudo Arthur Souza/LeiaJá Imagens/Arquivo

Na noite desse domingo (31), o Governo de Pernambuco mencionou um levantamento feito nos municípios que integraram a quarentena para informar que a pandemia foi estabilizada e, aos poucos, desacelera no estado. Com o término do decreto que intensificava o isolamento social, a gestão prometeu apresentar um plano de retomada de atividades econômicas, nesta segunda-feira (1º).

De acordo com o estudo, o índice de infecção em Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata está abaixo de 1, ou seja, cada infectado transmite o novo coronavírus para uma pessoa em média. O resultado, proveniente da quarentena rígida, projeta uma redução na quantidade de casos e, a consequente desaceleração da pandemia na região.

"A disseminação da epidemia do novo coronavírus se estabilizou em nosso estado e há uma tendência de redução nos municípios que entraram no isolamento mais rígido", comemorou o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, em postagem feita no Instagram.

Os dados foram levantados pelo Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco (IRRD), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e pela Escola de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade de Londres, com intuito de avaliar o período de vigência da quarentena e apresentar o cenário para que a reabertura do comércio seja estudada.

Embora o resultado estimule a retomada de serviços não essenciais, a gestão destaca que “alterações no cronograma de abertura e a possibilidade do retorno de medidas mais duras de isolamento não estão descartadas”. As determinações ficam a cargo do Gabinete de Enfrentamento ao Coronavírus.

"Nosso objetivo foi atingido com muito esforço de todos. Agradecemos aos que compreenderam a importância do isolamento social, porém ainda não vencemos a guerra. Temos um longo caminho pela frente e precisamos manter o foco. Só saia de casa para o essencial. Se precisar sair, use máscara", alertou o governador.

O último boletim epidemiológico emitido pela Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES), divulgado nesse domingo (31), informa que o estado registrou 34.450 casos da Covid-19 e 2.807 óbitos.

COMENTÁRIOS dos leitores