Veja as estratégias de quem teve o salário reduzido

Especialista dá dicas de como poupar neste período de pandemia

por Junior Coneglian seg, 01/06/2020 - 09:19
Pxhere Pxhere

A pandemia do novo coronavírus e a paralisação de inúmeras empresas fizeram com que centenas de pessoas perdessem seus empregos ou tivessem suas rendas reduzidas.

A administradora Carolina do Vale e Souza, 40 anos, teve sua renda reduzida pela metade no mês de abril, quando passou a trabalhar três vezes por semana para a empresa da qual é contratada. No mês de maio, entrou para o regime de suspensão de contrato, onde a renda ficou em 30%. A outra parcela (de 50% e 70%) serão pagas pelo governo, ou seja, entre os meses de abril e maio, a empresa pagou apenas 50% e 30% do valor total do salário de Carolina.

O mesmo aconteceu com João Vítor Lima, 27 anos, que atua como contador e teve seu salário reduzido em 50%. "Consegui negociar a queda do valor do aluguel pela mesma proporção", comenta. Ainda pensando em formas de renda extra, ambos expuseram que alteraram planos de serviços contratados, como aplicativos de músicas e plataformas de streaming, para os pacotes mais básicos, assim como a diminuição de serviços online. "Cortei o Spotify e continuo com a Netflix. Também reduzi as contas e planos de telefone", comenta Carolina.

Tais medidas vão ao encontro das dicas da economista Luciana Ikedo, assessora de investimentos e sócia-fundadora do escritório Ikedo Investimentos. Ela afirma a necessidade de assumir o controle das finanças e do orçamento pessoal. "Para que esse controle seja real, a pessoa deve saber realmente o que e quanto ela gasta para cada linha de despesa. Ter isso anotado, em um aplicativo ou planilha é essencial, avaliando tudo o que pode ser eliminado", comenta a especialista.

É possível adotar hábitos que possam resultar em diminuição de gastos, como reduzir o tempo de banho, desconectar aparelhos eletrônicos de fontes de energia e a redução da quantidade de água utilizada para a manutenção dos afazeres domésticos, como a limpeza das roupas e louças, podendo até ser transformado em algo divertido. "Propor que todos os moradores colaborem e deem dicas de como e onde poupar, pode até resultar que seja premiado aquele que teve a ideia mais legal ou que rendeu maiores frutos", finaliza.

A especialista abre espaço ao valer dos benefícios e sugere ceder às condições excepcionais a este momento, como por exemplo postergar as parcelas dos empréstimos junto aos grandes bancos, como financiamentos, ou dívidas mais caras (como utilização de cheques especiais ou parcelas de cartões de crédito) fazendo alongamentos dessas dívidas através de contratações de juros mais baratos.

COMENTÁRIOS dos leitores