Diretor do Sinpol é punido por desrespeitar Paulo Câmara

Segundo a Secretaria de Defesa Social, Áureo Cisneiros fez declarações depreciativas e desrespeitosas ao governador de Pernambuco durante protesto

ter, 02/06/2020 - 12:30
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo Cisneiros foi penalizado com 20 dias de suspensão convertidos em multa Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol), Áureo Cisneiros, foi punido pela Secretaria de Defesa Social (SDS) por se manifestar com palavras depreciativas e desrespeitosas ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB). A secretaria penalizou o comissário com 20 dias de suspensão convertidos em multa.

Segundo a portaria, o sindicalista, em 26 de abril de 2018, afirmou que Paulo Câmara era perseguidor dos movimentos sociais e que se utilizava dos órgãos da administração pública para fins políticos. Cisneiros também teria dito que o governo utilizava a Corregedoria da SDS para finalidades políticas e não queria que a Polícia Civil investigasse crimes, por isso o crescimento da violência. 

Na data a qual se refere a portaria, o Sinpol realizou um protesto no centro do Recife pressionando contra uma eventual demissão de Áureo Cisneiros. Na época, havia 12 Processos Administrativos Disciplinares (PADs), entre concluídos e em trâmite, contra o presidente do sindicato. Atualmente, contando com o de agora, são 18 processos.

Cisneiros voltou a dizer que o governo está perseguindo um servidor público. "Estou sendo punido por cumprir o meu papel como presidente do Sinpol, cobrando melhores condições de trabalho para minha categoria. Pior, fui condenado em um processo totalmente viciado, sem o direito a ampla defesa ou contraditório. Em nenhum momento fui intimado, não sei quem são as testemunhas e muito menos tive direito a me defender desse verdadeiro absurdo. Fala-se muito que Bolsonaro é fascista, mas quero lembrar o governador de que perseguir críticos é uma expressão fascista, cometida por representantes do Partido Socialista Brasileiro. No mínimo contraditório", disse ele. O presidente do Sinpol é filiado ao Psol e já disputou o cargo de deputado estadual nas eleições de 2018.

Conforme a portaria da SDS, ele infringiu os seguintes artigos do Estatuto dos Policiais Civis: divulgar, através de qualquer veículo de comunicação, fatos ocorridos na repartição, propiciar-lhe a divulgação ou facilitar de qualquer modo, o seu conhecimento a pessoas não autorizadas a tal; referir-se, desrespeitosa e depreciativamente às autoridades e atos da Administração Pública em geral; promover ou participar de manifestações de apreço ou desapreço a quaisquer autoridades; e manifestar-se ou participar de manifestações contra atos da Administração Pública em geral.

COMENTÁRIOS dos leitores