Reabertura de praias e parques tem fiscalização branda

Neste sábado (20), praias e parques foram liberados para exercícios individuais, mas população já toma banho de mar, anda em grupos e dispensa máscaras

sab, 20/06/2020 - 14:33
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Sem proteção, banhistas descumpriram normas da reabertura. Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Com a reabertura de parques e praias no Recife para exercícios e atividades individuais, neste sábado (19), um grande número de pessoas voltou a frequentar espaços públicos como a Praia de Boa Viagem, o Parque da Jaqueira, Parque Santana e Sítio Trindade. Em ronda nesta manhã, contudo, a reportagem do LeiaJá observou uma série de descumprimentos às normas estabelecidas pela Prefeitura do Recife. A dispensa da máscara e sua utilização inadequada são frequentes e a fiscalização ainda é branda.

Na orla de Boa Viagem, banhistas, sem máscaras, entraram no mar e permaneceram na faixa de areia, sem nenhum tipo de intervenção de agentes da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano. Grupos foram flagrados bebendo nas calçadas. Para parte dos moradores do bairro, como o empresário Jarles Elvanger, o momento, no entanto, é de voltar aos poucos à normalidade possível com cautela. "Eu costumava praticar esportes no Parque Dona Lindu com meu filho, então com o fechamento sentimos muito. Com essa primeira possibilidade de retorno viemos aproveitar para fazer atividades ao ar livre. É um período complicado emocional e financeiramente. A gente espera voltar à rotina, mesmo sabendo que será lentamente", ressalta.

Enquanto no Parque Santana apenas foi feito o trabalho de panfletagem do material educativo de prevenção à Covid-19, no Sítio da Trindade, em Casa Amarela, apenas guardas municipais estiveram presentes. Na entrada do Parque da Jaqueira, fiscais da Prefeitura orientavam transeuntes, mas muitos corredores insistiram na caminhada sem proteção. Após entrarem no parque, corredores circulavam sem máscaras ou com o equipamento nas mãos, por vezes, sem qualquer intervenção dos agentes. “É horrível. A gente caminhou sem a máscara. Faz um quinze dias que voltei aos exercícios, caminhando na rua mesmo. Tentei fazer os exercícios pela internet, mas não consegui. Não dá para ficar parada, ainda mais quando se tem uma certa idade”, diz uma corredora que prefere não se identificar.

Por meio de nota, a Semoc respondeu que a fiscalização nos espaços públicos é feita por meio de rondas, em parceria com a Guarda Municipal e Rádio Patrulha. De acordo com a instituição, as vistorias são realizadas em “20 mercados públicos municipais, oito pátios de feiras, além de feiras livres e seus arredores, orla, parques, centro da cidade e todas as RPAs da cidade, vistoriando estabelecimentos comerciais, obras e comércio de rua". "Essas rondas incluem ainda áreas passíveis de invasão e de construções irregulares em áreas públicas ou áreas de risco, margens de canais, rios, mangues (área de preservação ambiental)”, acrescenta a Semoc.

Questão de saúde

Homem passa diante da fiscalização fazendo uso incorreto da máscara. (Júlio Gomes/LeiaJáImagens)

Morador da Jaqueira, o administrador Amaro Maltês considera que voltar a frequentar o parque é questão de saúde. “Acho que exercício é útil para a saúde, com consciência, sem exagerar. Precisamos dele para combater não apenas o [novo] coronavírus, mas qualquer vírus. Ficar trancado em casa, refém das notícias ruins, não ajuda”, opina.

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, enfatiza que o retorno das atividades físicas individuais funciona como um teste. "A abertura é sempre um momento de avaliação. Se der certo e a gente conseguir uma boa adesão aos novos hábitos, a gente pode pensar mais para frente em manter ou avançar as medidas de reabertura. Se não der certo, há sempre o risco de que seja necessária a retomada de medidas mais rígidas", comenta.

Famílias aproveitam reabertura para reduzir estresse do isolamento social. (Júlio Gomes/LeiaJáImagens)

O Plano de Convivência com a Covid-19 de Pernambuco prevê a retomada das atividades paralisadas pela pandemia de maneira gradual, de acordo com a estabilização dos dados da saúde. Um decreto assinado pelo governador Paulo Câmara nessa sexta-feira (19) deixou a cargo dos municípios a regulamentação do acesso a praias, parques e calçadões, que estavam fechados desde o dia 3 de abril. No caso das praias, o decreto é válido apenas para a Região Metropolitana do Recife, permanecendo fechadas as faixas litorâneas das cidades das Matas Sul e Norte.

COMENTÁRIOS dos leitores