Clientes ferem normas em reabertura de shoppings no Recife

Reportagem do LeiaJá flagrou pessoas sem máscara e desrespeitando o distanciamento

por Lara Tôrres seg, 22/06/2020 - 17:59

Os shopping centers do Recife voltaram a ter autorização de funcionamento a partir do meio-dia desta segunda-feira (22), apesar do registro de 50.667 mortes e 1.087.185 de casos confirmados de Covid-19 no país. Apesar da adoção de uma série de protocolos de segurança, nossa equipe de reportagem flagrou diversas pessoas desrespeitando as regras para uso de máscaras e distanciamento nos shoppings centers Recife e RioMar.

 Ambos os estabelecimentos colocaram dispensers de álcool à disposição dos clientes e estabeleceram limite de entrada nas lojas, de acordo com o tamanho das mesmas, além de estabelecer distanciamento nos degraus das escadas rolantes e uso obrigatório de máscara para clientes e funcionários.

O problema deixa alguns compradores inseguros. Célia Vaz, de 46 anos, estava no Shopping RioMar e criticou a permissão para reabertura dos shoppings quando Pernambuco tem 4.252 mortes causadas pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), afirmando que “por mim não tinha aberto nada”.

Ela também declarou ver uma relativa segurança na adoção de regras de segurança para prevenção do contágio, mas diante das cenas de desrespeito às normas, afirmou se sentir “totalmente em risco”. “O número de casos da doença não vai aumentar, vai pipocar”, disse Célia.

Há preocupação também entre lojistas. O chef Evandro Pedro, gerente do Campo da Serra há 4 anos, conta que além de implementar o controle de pessoas, também foram retiradas mesas e cadeiras para que os clientes levem os produtos em vez de consumir no local.

“A gente está se adaptando. Pedimos que as pessoas fiquem em casa e só venham se necessário, temos uma plataforma on-line para atender em casa, com delivery. Estávamos ansiosos, a gente quer atender o cliente de perto, você fideliza, cria laços, mas neste momento o que importa é a saúde e estamos mantendo os cuidados”, declarou o gerente.

Henrique Medeiros é superintendente do Shopping RioMar e afirmou que a equipe do centro de compras está fiscalizando os problemas e deverá agir para coibi-los, além de pedir a colaboração da população. “Hoje você não pode sair de casa sem máscara, existe uma determinação do governo do estado. Precisamos muito da colaboração e da parceria de todos para que a gente continue passando por essa pandemia”, disse.

COMENTÁRIOS dos leitores