Shopping Recife reabre com muito movimento e protocolos

Apesar da quantidade de pessoas no dia de sua reabertura, alguns clientes e vendedores relataram o medo de retornar ao centro de compras

por Paula Brasileiro seg, 22/06/2020 - 13:40
Arthur Souza/LeiaJá Imagens O centro de compras ficou bastante movimentado em seu primeiro dia de retomada. Arthur Souza/LeiaJá Imagens

Nesta segunda (22), Pernambuco colocou em prática mais uma fase do Plano de Convivência com a Covid-19. Nesta fase de flexibilização das medidas restritivas, voltam a funcionar shoppings centers e templos religiosos, além de lojas de varejo com mais de 200 m². No Shopping Center Recife, localizado na Zona Sul da capital, as portas foram reabertas às 11h15 para que o público e trabalhadores pudessem voltar ao local. 

Pouco após às 11h, o centro de compras abriu as portas para que o público pudesse entrar aos poucos, evitando, assim, aglomeração. A Praça de Alimentação do shopping continua sem operação, com mesas e cadeiras interditadas e, ao longo dos corredores, é possível encontrar 60 dispenser de álcool em gel. Escadas rolantes e banheiros também receberam avisos alertando para a necessidade do distanciamento, mas, apesar dos aparentes cuidados do estabelecimento, várias pessoas ainda descumpriram os protocolos de segurança. 

Às 12h, foram abertas as lojas, que estão recebendo clientes em número limitado, de acordo com seu espaço físico. Usuários só podem frequentar o shopping com máscaras de proteção, embora a reportagem tenha flagrado algumas pessoas sem o acessório. “É um processo de aprendizado contínuo e fiscalização. Teremos equipe para orientação e fiscalização, com o tempo as pessoas vão se adaptar a essas regras do novo normal”, garantiu a superintendente do centro de compras Danielle Vianna. 

Segundo Danielle, a estimativa para a retomada dos serviços é positiva e várias medidas de segurança foram pensadas para esse momento. “Nossa expectativa é boa depois de mais de 90 dias fechados, os lojistas estavam ansiosos, mas nossa maior preocupação é a segurança. Elaboramos mais de 30 protocolos de segurança enquanto o shopping ainda estava fechado e veremos como funciona com ele aberto”. 

A vendedora Rafaelly de Lacerda ratifica a preocupação: “O shopping está tratando bem essa questão, limitando a quantidade de pessoas, limpando, a gente está tomando cuidado também. Desde 20 de março estávamos sem fazer vendas diretas, só online. Foi difícil, a gente se acostuma com a rotina e faz falta ficar longe do trabalho. Também é difícil a volta, essa readaptação porque tem o medo”.

Máscara

O Shopping Recife instalou um quiosque para comercializar máscaras de proteção individual. O valor obtido com as vendas será revertido para a Creche de Nossa Snehora da Boa Viagem, localizada na comunidde do Entra a Pulso. 

Entre o medo e a vontade de comprar

No primeiro dia de retomada do funcionamento, o Shopping Recife contou com um número considerável de clientes. A preocupação e o medo em relação ao coronavírus, no entanto, acompanhou lojistas e usuários nesta primeira manhã de funcionamento. “ Me deixa com medo porque a gente tem que se proteger para proteger o próximo. Um só se proteger não adianta”, disse a vendedora Rafaelly.

Já a usuária Andreza Vanusa, apesar de não concordar com a reabertura do lugar, decidiu aproveitar a oportunidade para resolver problemas burocráticos. “Precisava vir ao banco abrir uma conta. Para mim é um absurdo (o shopping) abrir agora. Deveria continuar fechado e ser resolvida a situação do desemprego. Eu acho que (as medidas adotadas) não resolvem. A gente pode se contaminar no ônibus”.  

*Com informações de Lara Tôrres. 

COMENTÁRIOS dos leitores