Pernambuco chega a mais de 40 mil recuperados de covid-19

Secretária de Saúde também informou o fim da fila para vagas na UTI

por Luan Amaral seg, 29/06/2020 - 20:00
Arthur Souza /LeiaJáImagens/Arquivo Secretária de Saúde também informou fim da fila para vagas na UTI Arthur Souza /LeiaJáImagens/Arquivo

O Governo de Pernambuco anunciou que das 58.476 pessoas infectadas pela covid-19 no Estado, até esta segunda-feira (29), 40.008 já foram recuperadas da doença. Desse número, mais de 9 mil pacientes foram de casos graves e cerca de 30 mil de casos leves.

O número foi celebrado pelo secretário estadual de Saúde André Longo. "São dados que superam a frieza dos números e nos motivam a continuar trabalhando incansavelmente para abrir novos leitos, salvando mais vidas. Até agora, neste que já é o maior esforço sanitário, logístico e de mobilização de recursos humanos da nossa história, já abrimos mais de 1.700 leitos, sendo 776 de UTI”, afirma. 

O secretário também ressaltou que a pressão no sistema de saúde estadual diminuiu. Desde abril, Pernambuco não chegava a atual taxa de ocupação de leitos que é de 77%: Com a lista de espera zerada Pernambuco tem na rede pública 200 leitos de UTI vagos. 

"Esses números confirmam a tendência de estabilização da Covid-19 em Pernambuco, mas também deixam claro que ainda não é o momento de relaxarmos e comemorarmos, além de não podermos nos precipitar. Algumas regiões, como o Agreste, ainda apresentam dados discrepantes e, se houver descuido, nada impede uma segunda onda de contaminação. Por isso, os pernambucanos têm um papel determinante e precisamos manter distanciamento social, assim como as medidas de higiene, uso de máscara e o maior isolamento social possível”, destacou.

COMENTÁRIOS dos leitores