Mistério: centenas de elefantes morrem em Botsuana

Nos mais de 300 aminais encontrados não há precedentes de caça ou infecção

por Junior Coneglian sex, 03/07/2020 - 17:19
Reprodução / The Independent Reprodução / The Independent

Cerca de 350 elefantes morreram em Botsuana, no sul da África. As autoridades locais afirmam que as perdas vêm ocorrendo desde o início de maio, intrigando os especialistas, pois ainda não há causas que justifiquem tal acontecimento.

No dia 15 de junho, em entrevista à BBC, o biólogo Niall McCann, da organização britânica National Park Rescue, disse que os conservacionistas locais detectaram o ocorrido enquanto sobrevoaram a região. Na época, 169 elefantes foram avistados em três horas de voo. "Isso é totalmente sem precedentes em termos de número de elefantes morrendo em um único evento não relacionado à seca", disse McCann.

No início, as autoridades suspeitaram da caça ilegal, problema que assola a região há anos. Entretanto, as carcaças encontradas estavam intactas. Os especialistas também descartaram a hipótese de infecção e morte por antraz. A doença, provocada por bactéria, matou 100 elefantes em Botsuana no ano passado, mas os animais encontrados agora não apresentam sinais de infecção.

Para descobrir a causa das mortes, amostras de sangue foram enviadas para a África do Sul para serem analisadas. Os resultados preliminares devem sair em duas semanas. O processo pode demorar mais que o normal, visto que a pandemia do novo coronavírus alterou a rotina dos laboratórios.

 

COMENTÁRIOS dos leitores