Praia: população segue ignorando uso de máscara no Recife

Reportagem do LeiaJá identificou banhistas e transeuntes sem máscaras e aglomerados nas areias de Boa Viagem

por Katarina Bandeira sab, 25/07/2020 - 13:27
Arthur Souza/LeiaJáImagens Em alguns pontos da praia de Boa Viagem é possível identificar aglomerações nas areias Arthur Souza/LeiaJáImagens

Quase 10 dias após a liberação das praias no Recife, muitos frequentadores e banhistas seguem sem cumprir as regras estabelecidas pela Secretaria de Saúde do Estado para o uso correto do litoral. Em um giro pela praia de Boa Viagem, neste sábado (25), a reportagem do LeiaJá identificou aglomerações e falta do uso de máscaras pelos transeuntes. Com as areias lotadas, a vida no bairro da Zona Sul, segue como se o novo coronavírus tivesse sido evaporado pelo sol quente da capital pernambucana.

Nos quiosques o cenário também não é diferente. Autorizados a retornar ao trabalho, das 15h às 20h, os funcionários pareciam serem os únicos a cumprirem as regras para o retorno seguro aos espaços públicos. Apesar de não formarem filas e aglomerações em frente aos quiosques, os clientes tampouco utilizavam máscaras para comprar nos estabelecimentos. 

Sem uma delimitação clara de espaço feita pela prefeitura do Recife, como é feita em diversos países que permitiram a reabertura de seus litorais, os banhistas deitam quase aglomerados para garantir o seu lugar ao sol e mais uma vez, sem máscaras. Mesmo insistindo em dispensar o equipamento de proteção, ele permanece obrigatório para saídas ao ar livre em todo Estado, de acordo com decreto publicado no Diário Oficial em maio.

Boletim deste sábado

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, neste sábado (25), 1.710 novos casos da Covid-19. De acordo com o órgão, o aumento no número de casos ainda é motivado pelo acúmulo de notificações, devido à instabilidade no sistema de notificação dos casos de menor gravidade ao longo dos últimos dias. Pernambuco totaliza 86.752 casos já confirmados, sendo 22.855 graves,  63.897 leves e 6.299 óbitos pela doença. 

COMENTÁRIOS dos leitores