Economia propõe acabar com a meia-entrada em cinemas

De acordo com o levantamento da SBC, em 2019, mais de 80% dos ingressos foram vendidos pela metade do preço

por Alfredo Carvalho ter, 04/08/2020 - 17:40
Flickr Flickr

O Ministério da Economia e a Agência Nacional do Cinema (Ancine) se manifestaram a favor do fim da meia-entrada em cinemas. A decisão está sendo avaliada devido a queda na compra de ingressos do tipo inteira nos últimos anos.

Segundo dados informados pelo governo federal ao portal Exame, o Sistema de Controle de Bilheteria (SBC) vêm monitorando mais de 3 mil salas de cinemas no Brasil desde 2017, e em 2019 constatou que mais de 80% dos ingressos vendidos foram o do tipo meia-entrada.

O Brasil é o único país que tem a meia-entrada como obrigação por lei, que coloca como um direito para estudantes do ensino fundamental e superior, seja ele de escola pública ou particular, além de outras categorias de consumidores. Em alguns casos, a modalidade também pode ser oferecida quando existe parcerias entre os cinemas e outras empresas.

A Ancine abriu uma pesquisa pública para discutir a viabilidade dessa modalidade obrigatória por lei, que ficará em aberto até 13 de agosto. O Ministério da Economia já se mostrou favorável ao fim da modalidade, mas a decisão final ainda será tomada.

Até o momento, a medida está lidando apenas com a meia-entrada para cinemas. Nada foi dito em relação a outros segmentos, como eventos ou shows.

COMENTÁRIOS dos leitores