Brasileiros reagem à marca de 100 mil mortos por Covid

Manifestações pelo alto índice de mortes causadas pela pandemia no país ganharam as redes sociais e as ruas

por Paula Brasileiro dom, 09/08/2020 - 10:46
Reprodução/Instagram/4 Cantos News Em Olinda, uma faixa marcou o protesto contra o presidente Bolsonaro. Reprodução/Instagram/4 Cantos News

No último sábado (8), o Brasil chegou à triste marca de 100 mil óbitos por conta da Covid-19. O número assustador, alcançado em menos de 150 dias após a primeira morte registrada no país, gerou manifestações na internet e fora dela. Muitos brasileiros lamentaram a perda de tantas vidas através de postagens, faixas e até carros de mensagem. Já o mandatário da nação, Jair Messias Bolsonaro, limitou-se a compartilhar um post da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) exaltando algumas ações do Governo Federal contra a pandemia. 

Não é a primeira vez que Bolsonaro ignora a gravidade da pandemia e os verdadeiros estragos que ela vem causando no país. Após chamar a Covid-19 de “gripezinha”, ele chegou a desdenhar das mortes e doentes ao ser questionado durante entrevista: “E, daí, quer que eu faça o quê?”, disse ele. No dia em que o Brasil chegou à marca de 100 mil óbitos pela doença, o presidente limitou-se a compartilhar uma postagem da Secom da presidência que dizia simplesmente lamentar “as mortes por Covid, assim como por outras doenças”.

Por outro lado, boa parte dos brasileiros mostrou-se revoltada com o alto número de falecidos bem como com o descaso do governo para com a situação. Por todo o país, manifestações contrárias à condução do presidente Jair Bolsonaro tomaram conta das redes sociais e das ruas. 

A hashtag #NãoÉSóUmNúmero foi amplamente compartilhada nas redes sociais acompanhada por mensagens como: “Esse número significa dor e sofrimento para muito mais de 100 mil pessoas que perderam alguém que importava para elas”; “É cruel o desrespeito pela morte de pessoas que deveriam estar aqui hoje.”; “100.000 mortos não é só um número são vidas perdidas, e o pior é saber que muitas dessas vidas perdidas poderiam ter sido evitadas”; “Se você não se comove, se você não tem medo ou se vc não se revolta, você já está morto por dentro”. 

Nas ruas

Embed:

As manifestações não se restringiram às redes sociais e em diversos pontos do país, as ruas também foram palco para protestos. Em Olinda, Região Metropolitana do Recife, uma faixa preta pedindo “Fora Bolsonaro” foi colocada em frente à Praça do Carmo. Em São Paulo, um caminhão com um telão percorreu as ruas da cidade narrando nomes de vítimas fatais e mostrando algumas falas de Jair Messias Bolsonaro acompanhadas da hashtag #piorpresidentedomundo. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores