Vídeo: homem ameaça vizinhos em prédio de Boa Viagem

Após receber reclamações por som alto, ele passou a xingar uma família com palavras de baixo calão e termos racistas

sab, 22/08/2020 - 15:45
Reprodução Homem foi identificado no Boletim de Ocorrência como Domingos Sávio. Reprodução

A madrugada deste sábado (22) foi conturbada para os moradores do Edifício Ana Peri, localizado na rua Doutor Gaspar Regueira Costa, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Após receber reclamações por som alto, por volta de 1h da manhã, um homem passou a ameaçar vizinhos e a agredi-los verbalmente, com palavras de baixo calão e termos racistas. A família registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Boa Viagem, onde o agressor foi identificado como Domingos Sávio, que seria morador do prédio.

Em um vídeo, gravado da janela do apartamento, a família registrou o momento em que o homem, após as primeiras reclamações, desloca o carro, um Corolla prata, da rua para a garagem do prédio. “Você está com fome? Você quer uma cesta básica?” e “nega véia (sic)”, são algumas das falas racistas proferidas pelo agressor. “Denota todo o preconceito, toda a visão de mundo nefasta dele, que acha que porque uma pessoa passa necessidade- que graças a Deus não é nosso caso- vale menos do que ele. Chamar de ‘nega vea’ é um ato racista e discriminatório com pessoas de terceira idade”, comenta o jornalista Houldine Nascimento, que estava na janela ao lado de mãe, pedindo que o som fosse desligado.

Com quase nove minutos, o vídeo é uma coleção de xingamentos. Depois o agressor, com um copo na mão, ameaça os vizinhos: “Vem mexer comigo pra tu ver o que é bom...Desce os dois...Eu respondo e mordo seu c*”, afirma.

Na gravação é possível ouvir o momento em que a família diz ter sido ameaçada de morte pelo homem. “Ele saiu dizendo que pegaria uma arma de fogo para nos matar, além de nos xingar de todas as formas”, escreveu Houldine, em suas redes sociais. No fim da filmagem, o agressor é convencido por uma mulher a deixar o local. Aparentemente bêbado, ele entra no carro e vai embora dirigindo.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Polícia Civil confirmou que investiga o caso, através da Delegacia de Boa Viagem. Injúria racial é crime, com pena de 6 meses a um ano de detenção, segundo prevê o artigo 140 do Código Penal. Já para o crime de ameaça, descrito pelo artigo 147, a pena é de detenção de um a seis meses.

Som alto

No Recife, o Código Municipal de Meio Ambiente e Equilíbrio Ecológico (Lei nº 16.243) determina que quem usa equipamento sonoro sem alvará pode ser punido com multas de R$ 200 a R$ 40 mil. As denúncias podem ser feitas através do telefone 190.

COMENTÁRIOS dos leitores