Homem negro é perseguido e baleado por policiais nos EUA

Os disparos ocorrem no fim da tarde desse domingo, no estado do Winsconsin

por Victor Gouveia seg, 24/08/2020 - 09:32

Sem praticar nenhum delito aparente, um homem negro, identificado como Jacob Blake, de 29 anos, foi baleado nas costas por policiais, nesse domingo (23), em Kenosha, cidade do Wisconsin, nos Estados Unidos. A tentativa de homicídio ocorreu diante de populares. Centenas de pessoas protestaram em frente ao departamento de polícia local.

Dois policiais foram acionados para um "incidente doméstico", por volta das 17h, quando efetuaram os disparos. Em um vídeo, Blake tenta entrar em um carro, mas é perseguido, agarrado pela camisa e baleado por um dos agentes.

Informações apontam que a vítima tentava separar uma briga, quando os policiais chegaram. De acordo com a página de denúncias policiais Redfishstream, os três filhos de Blake estavam dentro do carro. O vídeo abaixo tem imagens fortes.

Embed:

Ele foi levado ao hospital e está em estado grave. As autoridades não explicaram o motivo dos disparos e afirmaram que o caso será apurado ela Justiça.

Centenas de pessoas uniram-se em protesto e incendiaram veículos. Policiais usaram gás lacrimogênio para dispersar os manifestantes, já na madrugada desta segunda-feira (24).

O governador Tony Evers lamentou o ocorrido, garantiu que torce pela recuperação de Blake e fez uma série de publicações sobre a atitude. "Embora não tenhamos todos os detalhes ainda, o que sabemos com certeza é que ele não é o primeiro homem negro ou pessoa a ser baleada, ferida ou impiedosamente morta nas mãos de indivíduos que fazem cumprir a lei em nosso estado ou país", escreveu.

COMENTÁRIOS dos leitores