Especialista alerta para o perigo de choque com celular

Usar o aparelho durante o carregamento da bateria representa risco e pode causar a morte, como ocorreu com uma criança em Santarém, no oeste do Pará

por Brenna Pardal qua, 26/08/2020 - 12:40
Internet Celular ligado na tomada não deve ser usado, alerta especialista Internet

A morte do garoto Matheus Macedo Campos, na semana passada, causada por uma descarga elétrica enquanto ele usava o celular que estava carregando, em Santarém, Oeste do Pará, trouxe à tona o assunto que sempre foi muito falado, mas poucos o levam a sério: o uso do celular ligado na tomada.

Segundo informações da Associação Brasileira de Conscientização dos Perigos de Eletricidade (Abracopel), no ano de 2019 foram registrados 37 acidentes com celulares e 19 mortes. Já em 2020, até o mês de maio, foram registrados 15 acidentes, entre choques e explosões com celulares.

Danilo Almeida, executivo de serviços técnicos e comerciais da concessionária de energia Equatorial Pará, disse que o uso de o uso de celulares, enquanto as baterias estão sendo carregadas na tomada, é altamente perigoso e pode trazer uma série de riscos para o usuário, devido a possíveis explosões ou descargas elétricas. Embora seja raro, esse tipo de acidente pode ser fatal. 

O superaquecimento do aparelho é o principal problema durante o carregamento da bateria, especialmente em celulares com as opções de carga "rápida" ou "turbo", devido à grande quantidade de energia e volts utilizada na ação. O ideal é deixar o celular carregando sem mexer nele, informa o especialista, porque enquanto carrega o aparelho fica esquentando e, quando é manuseado, esquenta mais e fica ainda mais exposto ao risco de explosão.

Sobre as descargas elétricas, Danilo diz que com chuvas fortes e de grande duração vêm as descargas atmosféricas que podem representar riscos à segurança da rede elétrica. “Levando em conta esse perigo, a gente reforça que é importante não ligar qualquer aparelho eletrodoméstico durante chuvas com raios. Torneiras e chuveiros elétricos não devem ser usados nesse período”, explicou.

“Muito cuidado com o uso do celular conectado à tomada, principalmente se estiver usando fone de ouvido. E a gente também sabe que nesse período as ruas costumam ficar alagadas. Seja na sua rua ou na sua casa, a nossa recomendação é desligar toda energia, os disjuntores gerais e esperar que a situação melhore para ligar novamente”, alertou.

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores