UNINASSAU Belém participa de ação social nas ilhas

Faculdade é a única instituição de ensino superior a integrar o projeto com ribeirinhos da capital paraense

sex, 11/09/2020 - 19:27

Embed:

Até o mês de outubro, a Faculdade UNINASSAU vai participar do projeto "Belém dos Rios", organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). A atividade visa promover a prevenção e o diagnóstico precoce de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e HIV/Aids, além de levar assistência ao idoso, saúde mental, bucal e atendimento às possíveis vítimas de violência sexual. A primeira participação da Faculdade ocorreu no dia 31 de agosto, na ilha do Combu, quando 150 pessoas foram assistidas gratuitamente pela iniciativa.

A UNINASSAU Belém é a única instituição de ensino superior a integrar o projeto. Estão envolvidos na atividade 42 acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Educação Física, Psicologia, Fisioterapia, Odontologia, Nutrição e Farmácia, além de docentes e gestores da Faculdade. Eles ficaram encarregados de realizar as orientações nutricionais, educação em saúde,  atendimentos psicológicos, auxílio em exercícios físicos e orientações sobre saúde bucal.

De acordo com a coordenadora de enfermagem da UNINASSAU Belém, Bárbara Alves, a ação também é uma oportunidade de os alunos, a partir do quarto semestre, realizarem atividades práticas em prol da comunidade. "Esta ação é importante, porque disponibiliza um acesso em saúde preventiva e mostra que cada indivíduo, cada comunidade, é responsável pelo próprio bem-estar. O trabalho dos cursos da UNINASSAU é, então, o levar essa promoção social para que a população não necessite de um atendimento mais grave, com patologias de base, e que venha ocorrer um inchaço no sistema de saúde", disse a gestora.

Pelo cronograma, as atividades seguem nas seguintes datas:

- 12/09, de 8h às 13h, na ilha do Paraíba, em Outeiro, distrito de Belém;

- 16/09, de 8h às 12h45, na ilha de Cotijuba;

- 18/09, de 8h às 11h, na ilha de Cotijuba;

- 28/09, de 8h às 13h, em Piriquitaquara, na Ilha do Combu;

- 14/10, de 8h às 12h45, em Bacabeira, na Ilha de Mosqueiro, distrito de Belém;

- 15/10, de 8h às 12h45, em Caruaru, na Ilha de Mosqueiro, distrito de Belém;

- 16/10, de 8h às 12h45, em Maracajá, na Ilha de Mosqueiro, distrito de Belém.

Por Rayanne Bulhões/Ascom UNINASSAU.

 

COMENTÁRIOS dos leitores