SP: policiais arrumam confusão após parar em blitz

De acordo com o boletim de ocorrência, agente dirigia embriagado e tentou intimidar policiais militares chamando outros servidores

por Alex Dinarte ter, 15/09/2020 - 15:08

Uma ação da Polícia Militar de São Paulo flagrou agentes da Polícia Civil dirigindo embriagados no centro da capital paulista. O caso aconteceu na madrugada do último domingo (13), na Ponte das Bandeiras. De acordo com a reportagem do jornal O Estado de São Paulo, o veículo modelo Hynday/HB20 guiado por um policial do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) foi parado e o agente Afonso Ariovaldo Beviani Junior deu início a uma confusão ao negar a apresentação dos documentos solicitados pelos guardas.

Segundo a reportagem, o servidor público de segurança alegou que voltava de uma confraternização que acontecia em um Distrito Policial (DP) com outros agentes. O comando da operação insistiu para o procedimento correto, mas o policial civil entrou em contato com os colegas para tentar convencer os militares. De acordo com o jornal, mais de 20 carros, entre viaturas caracterizadas da Polícia Civil e carros particulares, chegaram ao local da blitz.

No boletim de ocorrência assinado pelo delegado Julio Siqueira Gomes, do 13º DP, o ato dos civis foi tido como intimidatório e que os servidores que participavam da festa e foram até a blitz estavam exaltados e com sinais claros de embriaguez. A situação só foi contornada quando Alexandre Inavolli, delegado do 72º DP e identificado na lavratura como "amigo de ambas as partes envolvidas", chegou ao local e passou a mediar o desentendimento.

Habilitação do pai

Após negar a apresentação dos documentos, o policial Afonso Junior resolveu ceder à solicitação dos PMs. No entanto, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entregue pelo agente estava vencida desde 2009 e pertencia ao pai do servidor, que já é morto. O membro da Polícia Civil e outro homem identificado como integrante da mesma corporação, que dirigia um veículo modelo Chevrolet/Cobalt, não aceitaram fazer o teste do bafômetro e foram autuados por dirigirem alcoolizados.

O delegado do 13º DP acionou a Corregedoria da Polícia Civil e os agentes foram encaminhados para o Instituto Médico Legal para exames que devem comprovar a embriaguez dos condutores. Todos os veículos envolvidos na confusão foram recolhidos pelos policiais corregedores.

COMENTÁRIOS dos leitores