Recife: Academias da Cidade retomam aulas nesta terça (22)

Cada turma terá cerca de dez alunos e duração máxima de 40 minutos, para que as equipes possam organizar o espaço para a turma seguinte

seg, 21/09/2020 - 12:18
Cortesia/Sesau - PCR Alunos deverão obedecer algumas regras Cortesia/Sesau - PCR

A prefeitura do Recife retoma, nesta terça-feira (22), as aulas de ginástica de forma presencial em oito polos do Programa Academia da Cidade. A princípio, as aulas acontecem em dois dias da semana, em horários alternados. Na última semana, esses polos reabriram apenas com o agendamento de avaliações físicas. Ainda nesta semana, outros oito polos vão realizar avaliação dos usuários.

As aulas acontecerão nos polos da Praça Miguel de Cervantes (Ilha do Leite), do Chié (Campo Grande), Parque da Jaqueira, Praça da Várzea, Praça Alfredo Pinto (Areias), Brasília Teimosa, Vasco da Gama e Vila dos Milagres (Ibura), seguindo as regras estabelecidas dentro do Plano de Convivência com a Covid-19, como cuidados com a higiene, com o distanciamento social e o uso obrigatório de máscaras antes, durante e após as atividades.

Cada turma terá cerca de dez alunos e duração máxima de 40 minutos, para que as equipes possam organizar o espaço para a turma seguinte. Os alunos vão precisar agendar um horário para frequentar a aula, por telefone, diretamente com o professor, e só deverão chegar ao local perto do horário da atividade. Os novatos devem comparecer presencialmente aos polos para agendar avaliação física.

A retomada dos 42 polos está acontecendo de forma gradual. Nesta segunda-feira (21), mais oito polos, um em cada Distrito Sanitário, também retomarão as atividades, com avaliação física agendada. Os polos são: Coque, Ilha do Joaneiro (Campo Grande), Ermírio de Moraes (Casa Forte), Engenho do Meio, Praça do ABC (Mustardinha), Morro da Conceição, Ipsep e Ibura. Inicialmente, os alunos passarão por avaliação física para, na semana seguinte, voltarem a fazer as aulas de ginástica.

Se algum aluno, profissional do PAC ou colaborador estiver com sintomas gripais, como febre, tosse, espirro, moleza no corpo, dor de cabeça, entre outros, será orientado a voltar para casa e acionar o Atende em Casa ou alguma unidade de saúde da Prefeitura do Recife para avaliação. Os alunos que fazem parte do grupo de risco (idosos e pessoas com comorbidades) deverão ser orientados pelos profissionais a permanecer em casa e continuar participando das aulas remotamente (aulas ao vivo e/ou gravadas), a depender da avaliação do profissional da Academia da Cidade.

Por causa da pandemia, as aulas presenciais nos 42 polos da Academia da Cidade estavam suspensas desde março. Para que os alunos não ficassem parados, os professores de Educação Física têm promovido, no perfil do PAC no Instagram (@pacrecife), aulas de diversas modalidades, como práticas corporais, dança do ventre, step, ginástica com objetos, além de fazerem lives que discutem assuntos relacionados à vida saudável, entrevistas com convidados da área da saúde e atendimentos individuais à distância e reuniões entre as equipes de forma virtual. Os conteúdos também podem ser acessados através do site ou aplicativo Atende em Casa (www.atendeemcasa.pe.gov.br).

A equipe do Programa Academia da Cidade também grava, desde o início da pandemia, conteúdo para o aplicativo Movimenta Recife, em parceria com os profissionais da Secretaria Executiva de Esportes. Em julho, a Prefeitura do Recife entregou mais de 150 tablets aos profissionais do PAC, para melhorar o acompanhamento remoto dos alunos. Somente no ano passado, os mais de 150 profissionais do PAC fizeram mais de 600 mil atendimentos nos 42 polos da Academia da Cidade espalhados pelo Recife - mais de 50 mil atendimentos por mês. 

 

Confira os horários das aulas nos polos que retomam as aulas presenciais a partir desta terça (22):

- Polo Ilha do Leite - Praça Miguel de Cervantes - Próximo ao Hospital Esperança - Terça e quinta: 5h30, 6h, 6h30, 7h;

- Polo da Praça do Chié - Av. Agamenon Magalhães, Campo Grande - Perto do Tacaruna - Terça e quinta: 5h40, 6h40, 7h40, 17h, 17h50;

- Polo da Praça da Jaqueira - Terça e quinta: 6h10, 7h, 16h30, 17h10, 18h, 18h40;

- Polo Várzea - Praça Pinto Damaso - Av. Afonso Olindense - Quinta e sexta: 6h, 6h30 e 7h | Terça e quinta: 17h e 17h45;

- Polo Praça das Lavadeiras - Praça Alfredo Pinto, Rua Palmares, Areias - Terça e quinta: 6h e 6h40;

- Polo Brasília Teimosa - Av. Brasília Formosa - Terça e quinta: 5h45, 6h30;

- Polo Um Por Todos - Vasco da Gama - Terça e quinta: 6h, 6h30;

- Polo Vila dos Milagres - Rua Dalva de Oliveira, s/n, Ibura - Terça e quinta: 5h30.

 

Confira a lista dos polos que começam a fazer avaliação física, a partir desta segunda (21): 

-  Polo Coque - Próximo à passarela do viaduto Joana Bezerra

- Polo Ilha do Joaneiro - Av. Agamenon Magalhães, Campo Grande - Próximo ao antigo Unicordis

- Polo Ermírio de Moraes – Centro Médico Ermírio de Moraes, Avenida 17 de Agosto, s/n° - Casa Forte

- Polo Engenho do Meio - Praça Arnaldo Assunção

-  Polo Praça do ABC - Av. Gonçalves Luz - Mustardinha

- Polo Praça do Ipsep - Praça da Sudene, Avenida Senador Robert Kennedy

- Polo Morro da Conceição - Praça Nossa Senhora da Conceição

- Polo do Ibura - Av. Pernambuco s/n, Ibura

Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores