Rodoviários fazem protesto no Recife contra dupla função

Manifestantes também pedem a saída do secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco

seg, 21/09/2020 - 08:58
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Ônibus parados no centro da cidade Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Rodoviários fazem um protesto no centro do Recife na manhã desta segunda-feira (21). Segundo o Sindicato dos Rodoviários, eles reivindicam o fim da dupla função e a retirada de cobradores.

"Além dessa pauta, estamos exigindo 100% da frota na rua e cancelamento de todas as demissões que ocorreram durante o período da pandemia no sistema de transporte metropolitano", diz Aldo Lima, presidente do sindicato.

Os representantes da categoria também pedem e a saída do secretário Marcelo Bruto da pasta de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco. O sindicato afirma que o secretário é responsável pela retirada em massa de cobradores. 

O ato está concentrando no cruzamento da Avenida Guararapes com a Rua do Sol, no bairro de Santo Antônio, onde motoristas pararam os ônibus e agora exibem cartazes e faixas de protesto. Também houve paralisação de veículos na Rua do Hospício, no Bairro da Boa Vista.

O ato está sendo realizado nesta segunda-feira (21) porque é quando está prevista na Câmara Municipal do Recife a votação do Projeto de Lei 05/19, que proíbe a dupla função do motorista na capital pernambucana.  

Por nota, o Grande Recife Consórcio de Transporte informou o protesto compromete a circulação dos ônibus na Região Metropolitana. O órgão busca alternativas para realizar o desvio de itinerário das linhas que passam pelo centro.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE) afirmou que a manifestação ocorre sem qualquer aviso prévio. A Urbana-PE repudiou por nota o Sindicato dos Rodoviários por "sistematicamente interromper um serviço essencial à sociedade para atender aos objetivos políticos da sua diretoria".

COMENTÁRIOS dos leitores