Adolescente morre durante motim em unidade da Funase

Segundo informações preliminares, internos atearam fogo em colchões com o objetivo de viabilizar uma fuga

ter, 22/09/2020 - 09:45
Reprodução/Google Street View Outras cinco pessoas ficaram feridas durante a confusão Reprodução/Google Street View

Um adolescente de 16 anos morreu dentro do Centro de Atendimento Socioeducativo (Cenip) de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, durante tentativa de fuga na tarde da segunda-feira (21). Outros quatro internos foram socorridos.

Segundo apurações preliminares da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), um grupo de internos ateou fogo em colchões em um dos cinco pavilhões da unidade. O objetivo seria provocar um tumulto e viabilizar uma fuga.

Agentes socioeducativos apagaram as chamas com extintores de incêndio, mas a concentração de fumaça dentro dos alojamentos teria ocasionado o óbito.

No total, cinco adolescentes foram encaminhados ao Hospital Regional Dom Moura, sendo quatro por inalação de fumaça e um com queimaduras. Desses, três já receberam alta e um quarto deve ser liberado nesta terça-feira (22). O quinto paciente segue internado sem previsão de alta.

A Polícia Civil esteve no local para iniciar as investigações do ocorrido. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar também deram apoio para controlar a situação. Em nota, a Funase disse lamentar o ocorrido e garantiu estar dando assistência à família da vítima. A Corregedoria e as Coordenadorias de Segurança e de Inteligência da instituição estão acompanhando o episódio.

 

COMENTÁRIOS dos leitores