Empresários se arriscam em novos modelos de negócios

Pandemia do novo coronavírus muda práticas e obriga empreendedores a buscar alternativas, principalmente na área de serviços

ter, 22/09/2020 - 17:57

Em razão da pandemia mundial causada pelo novo coronavírus (Covid19), muitos empresários, donos de pequenos negócios, tiveram que se reinventar para enfrentar a crise.

De acordo com um levantamento feito pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Pará (SHRBS-PA), o serviço de delivery e pronta-entrega cresceu 32% de janeiro a junho deste ano, em comparação com o primeiro semestre de 2019. O crescimento se deve principalmente aos primeiros meses da pandemia de covid-19, quando os estabelecimentos de alimentação fora do lar tiveram de fechar as portas e os empresários precisaram aderir a novas modalidades de serviços para manter os negócios e enfrentar a crise.

O empresário Plácido Ramos, 44 anos, é dono de um bar e restaurante, em Belém. Com a chegada da pandemia, teve que fechar seu estabelecimento, mas optou por não usar o serviço de delivery de comidas. Para enfrentar a crise, Plácido começou a fazer divulgação e entregas de cervejas geladas para os clientes do seu bar.

Com o crescimento do negócio, Plácido teve a oportunidade de fechar parceria com uma cervejaria, que fez um site para entregas de bebidas. Por meio de um aplicativo, o empresário passou a fazer entregas de destilados, refrigerante, água e suco, para os bairros de Belém. Começou com três entregadores, e atualmente conta com 25. Ele foi o primeiro a aderir à entrega de cervejas em Belém e hoje é o maior do Norte e Nordeste.

O empresário conta que por enquanto vai permanecer com seu restaurante fechado por causa da idade dos frequentadores, que fazem parte do grupo de risco. "Como o nosso público é um público mais velho, formador de opinião, eles não vão vir’’, disse. Plácido também afirmou que, quando reabrir o restaurante, vai continuar com a entrega de bebidas, pois foi um negócio que deu certo para ele.

O isolamento provocado pela pandemia mudou a rotina de trabalho de muita gente. O trabalho em casa foi estratégia adotada por 46% das empresas durante a pandemia, segundo a Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise covid-19.

O estudo foi elaborado no primeiro semestre pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Entre as grandes empresas, o índice das que colocaram os funcionários em regime de home office ficou em 55% e em 31%, entre as pequenas.

Joelbson Neris, 46 anos, é contador e dono de uma empresa que oferece serviços como assessoria contábil, consultoria empresarial e coaching financeiro. Ele conta que teve que se adequar a uma nova realidade por causa da pandemia. "Nós fomos forçados a ir para o home office. Hoje, apenas eu estou no escritório. Os colaboradores todos foram para o home office, vimos a vantagem que é esse home office. Nossa produtividade não mudou. Nossas reuniões e tratamento com os clientes são online. Reduzimos muito o consumo do papel, tudo foi para o modo on-line’’, explicou. Ele teve que reduzir o tamanho do escritório, mudou de sala e teve que se adequar a trabalhar sozinho.

Segundo Joelbson, gerenciar uma equipe a distância foi o seu maior desafio. Ele teve que estudar e aprender mais como gestor para lidar com essa nova realidade. Ele conta também que a nova rotina de trabalho faz com que seus colaboradores não fiquem expostos nos pontos de ônibus, dentro dos próprios coletivos, correndo riscos de se infectar pelo coronavírus.

Por Amanda Lima. Com apoio de Gabriela Puga.

 

COMENTÁRIOS dos leitores