Pernambuco tem drive-thru para testagem da Covid-19

Serviço funciona no Centro de Convenções, em Olinda, e pode atender até 200 pessoas por dia

por Vitória Silva ter, 22/09/2020 - 14:07
Miva Filho/SES PE Primeiro dia de testagem no estacionamento do Centro de Convenções Miva Filho/SES PE

Entrou em funcionamento nesta terça-feira (22), a estrutura para testagem diária e examinação da Covid-19 no modelo drive-thru, montada no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O recurso disponibiliza testes todos os dias, incluindo sábado e domingo, das 8h às 17h, com acesso pela Avenida Professor Andrade Bezerra.

Para o sistema drive-thru, a testagem ocorre no público prioritário (idosos, gestantes, pessoas com cardiopatias e doenças respiratórias), e não é preciso sair do veículo para ser atendido. A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Diferentemente da ferramenta de marcação do exame de tipo RT-PCR, através do aplicativo “Atende Em Casa”, o ponto Cecon não exige agendamento.

Todo o cidadão, sintomático ou assintomático, mas que tenha entrado em contato com alguém que tem ou já teve a doença é contemplado pelo serviço. Somente nesta terça (22), entre as 8h e 11h, foram feitos 92 testes, sendo 36 de biologia molecular (RT-PCR) e 56 rápidos. A capacidade é de cerca de 200 atendimentos diários. 

“Dentro do nosso plano de convivência com a Covid-19 em Pernambuco, a ampliação da testagem é ponto crucial para que possamos garantir um retorno seguro das atividades. Para isso, o Governo de Pernambuco investiu na modernização do parque tecnológico do Laboratório de Saúde Pública do Estado de Pernambuco (LASEN-PE), automatizando todo o processamento de exames do tipo RT-PCR. Os novos equipamentos quadruplicaram a nossa capacidade de testagem”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Segundo Ricarda Samara, secretária executiva de Gestão do Trabalho, Educação e Saúde da SES-PE, o resultado do teste rápido sai em até 15 minutos após a coleta. Já o resultado do exame molecular RT-PCR pode ficar pronto em, no máximo, 72h, e será enviado via e-mail ou disponibilizado no local para retirada.

Além do drive-trhu do Cecon, existem outros dois centros de testagem abertos à população, no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), na Boa Vista, com funcionamento todos os dias da semana das 8h às 17h; e no Ceasa, no Curado, de segunda a sexta, das 7h às 15h.

COMENTÁRIOS dos leitores