Covid-19: Homem deixa UTI após 172 dias e bate recorde

Brian Mearns, de 63 anos, é o britânico a passar mais tempo internado em decorrência da doença

sab, 26/09/2020 - 19:04
Reprodução Imagens mostram momento em que paciente deixa UTI. Reprodução

Na última sexta (25), um homem de 63 anos recebeu alta da UTI após passar 172 dias internado em decorrência da covid-19. De acordo com o jornal inglês The Sun, o escocês Brian Merns, de 63 anos, foi a pessoa no Reino Unido a passar mais tempo hospitalizada em terapia intensiva por causa da doença. Ele está no hospital Western General, em Edimburgo, na Escócia, desde março, e sua família já havia sido convidada quatro vezes para se despedir dele.

Pai de dois filhos, Merns também enfrentou uma pneumonia durante o período de internação. Imagens registram o momento em que ele deixa a UTI em uma cadeira de rodas sob os aplausos dos profissionais de saúde que o trataram.

“O vírus atacou tudo, desde os pulmões até os rins e ele ainda tem um longo caminho para se recuperar. Ele não está fora de perigo ainda, mas estamos todos muito aliviados por ele ainda estar aqui, especialmente depois de quase perdê-lo tantas vezes. É algo que nunca mais quero experimentar”, comentou Leah Mers, filha do paciente, segundo o The Sun.

Na ala de enfermaria, a família de Brian está autorizada a visitá-lo por uma hora todos os dias. A capacidade mental de Brian não foi afetada pelo longo período em que precisou utilizar um ventilador pulmonar. “Ele é bastante positivo e sair da terapia intensiva é um grande passo. Tudo que eu quero agora é levá-lo para casa. É isso que todos nós buscamos”, afirmou Leah.

COMENTÁRIOS dos leitores