Jacaré do papo amarelo é capturado em Paulista

Animal foi visto na calçada de uma residência na manhã desta segunda-feira (28)

por Vitória Silva seg, 28/09/2020 - 11:51

Um jacaré de papo amarelo, encontrado na calçada de uma residência na Avenida Brasil, em Maranguape I, Paulista, Região Metropolitana do Recife (RMR), foi capturado nesta segunda-feira (28). O animal de mais de um metro de comprimento foi visto pelos moradores, e apresentava alguns ferimentos leves.

O resgate foi feito por equipes da Prefeitura do Paulista, Corpo de Bombeiros de Pernambuco e da Companhia Independente dos Policiais do Meio Ambiente (CIPOMA). O réptil foi conduzido ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas Tangara), no bairro da Guabiraba, Zona Norte do Recife, onde passará por exames e um período de quarentena, até ser devolvido ao seu habitat natural.

Apesar de ser mais comum no sudeste da América do Sul, o jacaré do papo amarelo também pode ser encontrado em ecossistemas costeiros, como o mangue, presente em boa parte do Recife e Região Metropolitana. Também é comum avistar o animal em canais de esgoto urbanos.

Não é a primeira vez que o CIPOMA e autoridades ambientais capturam um animal dessa espécie em áreas urbanas da RMR. Em julho do ano passado, um jacaré de porte médio da espécie papo-amarelo foi preso a um poste de energia após ser capturado por moradores do Prado, Zona Oeste do Recife. Em julho de 2018, aconteceu o mesmo do bairro do Jiquiá.

COMENTÁRIOS dos leitores