Berlinda e carros passaram por reforma para Círio virtual

Mesmo sem procissões, símbolos da devoção à Nossa Senhora estão prontos para a programação organizada pela Igreja nos canais de TV e internet

sab, 10/10/2020 - 13:33

Todo ano a berlinda e os carros de promessa passam por um reparo antes da procissão do Círio de Nazaré. Mas com a pandemia do novo coronavírus, a festa paraense foi suspensa, seguindo as normas e medidas de prevenção, de acordo com o Decreto Municipal n° 97299 de 16/09/2020. Clique no icone abaixo e ouça podcast.

Segundo a assessoria de imprensa da Diretoria da Festa de Nazaré, no entanto, todos os preparativos tiveram seu andamento normal. Na segunda quinzena de setembro ocorreu a manutenção da berlinda, com pequenos ajustes, de troca de lâmpadas, trincos, entre outros. E nos carros de promessas também foram realizados pequenos reparos, na estação Nazaré, que fica localizado no Centro Social de Nazaré. O serviço foi concluído em cinco dias.

Segundo Ronaldo Pinheiro, diretor de Engenheira e Patrimônio, os carros de promessas já fazem parte da tradição do Círio. São considerados símbolos da procissão e têm uma importância enorme por receberem os ex-votos dos promesseiros. “Muitos só consideram sua promessa cumprida quando depositam nos carros no dia da grande procissão de domingo. Depois eles são levados para a Basílica onde são selecionados para irem para a Memória de Nazaré, que guarda a história do Círio durante anos", contou  Ronaldo.

O diretor do evento relata a importância e as histórias dos carros de promessa, berlinda e barcos de velas para o Círio de Nazaré. "O Carro de Plácido foi doado para o Círio em 2000, pela Prefeitura de Ananindeua. O Carro dos Milagres foi introduzido na festa em 1803, pelo presidente da província na época, Dom Marcos Antônio de Brito, atendendo a um pedido da rainha de Portugal, Dona Maria I. A barca com Velas é de 1982, doada por Chico Fonseca, na época diretor da festa. E o Carro da Sagrada Família foi incluído pelo pároco de Nazaré, padre Giovanni Incampo, em 2017, representando a Sagrada Família de Nazaré: Jesus, Maria e José", relatou.

Rosângela Machado, professora da rede pública estadual de ensino e estudante de jornalismo, tem devoção ao Círio de Nazaré. Em homenagem à Virgem escreveu um livro que está disponível no seu instragam @rosangela.poeta. “Eu também escrevo poesias e uma delas foi publicada na Voz de Nazaré. E depois um livro que o título é 'O Círio'”, contou a devota.

Para João Carlos Pereira, jornalista e professor, que há 21 anos transmite o Círio de Nazaré pela TV Liberal, da Rede Globo, o Círio 2020 será como nunca houve antes. "Na festa de honra de um santo, no caso a mais santa de todas as santas, que é a mãe do próprio Deus, Nossa Senhora, sem a presença da imagem nas ruas de Belém, é estranho, é diferente, chega ser até confuso pra nós de Belém que vivemos essa época com intensidade máxima, acostumados todos  a homenagear Nossa Senhora. E continuaremos a homenagear, mas sem a imagem nas ruas”, afirmou.

Por Suellen Cristo.

COMENTÁRIOS dos leitores