Manto de Maria para o Círio 2020 simboliza busca por saúde

Um dos ícones da festividade de Nazaré carrega a esperança dos devotos por intercessão de Nossa Senhora na luta contra a covid-19

sab, 10/10/2020 - 08:38

“Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida com o sol, tendo a lua debaixo dos pés e, sobre a cabeça, uma coroa de 12 estrelas.” O versículo 1, do capítulo 12 do livro bíblico do Apocalipse, inspirou o manto que cobre a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré no Círio 2020, apresentado pela Arquidiocese de Belém na sexta-feira (0). O governo do Pará é um dos realizadores da programação, que neste ano sofreu alterações em razão da pandemia de covid-19.

A apresentação do manto é um dos momentos mais aguardados da festividade em homenagem à padroeira. A Basílica Santuário de Nazaré – que tradicionalmente estaria lotada para o evento - nesta noite ficou com as portas fechadas, apenas com a participação restrita de membros da Diretoria da Festa, vigários episcopais e profissionais de imprensa, responsáveis pela transmissão por internet e televisão.

Após a missa celebrada pelo arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, as luzes se apagaram e a imagem com o novo manto foi erguida. “Tenho certeza que o manto de Nossa Senhora de Nazaré nos cobriu com seu amor. Os nossos sofrimentos não foram tão grandes como poderiam ser porque o povo daqui se dirigiu a Ela com muita confiança”, afirmou Dom Alberto Taveira, se referindo à curva descendente de casos de Covid-19 no Pará.

A simbologia do manto foi materializada em uma peça de cetim de seda pura italiana, branco, ornamentada com renda francesa, vidrilhos, cristais, pérolas e outros materiais. O dourado e o azul remetem ao céu e ao brilho do sol. A coroa rodeada de 12 estrelas está na parte de trás, sobre dois anjos e a lua. As pontas do manto se conectam a um broche em formato de cruz, em prata e ouro branco cravejado.  Como ocorre todos os anos, o manto foi doado por um casal voluntário.

O arquiteto Sandoval Ferreira recebeu um texto base para orientar o projeto de criação. “As minhas mãos apenas representaram algumas figuras, e a Kátia Novelino, com o seu talento, fez suas adequações para que coubessem todas as nossas ideias dentro do manto. A minha vida se transformou quando fui convidado a integrar a Diretoria do Círio, e depois para ajudar na criação do manto. Estou há oito meses tentando encontrar uma palavra que descreva o que sinto. Em todo o dicionário e todas as línguas não consigo descrever a emoção”, admitiu o arquiteto. 

Para a estilista Kátia Novelino não há coincidências. “É a coroação de Nossa Senhora. Coroa é também o significado de corona. Apesar de não ter sido algo pensado, lá em janeiro, quando a pandemia ainda não estava aqui, parece que foi feito para o momento. Não teve relação, mas parece que Nossa Senhora enviou uma mensagem”, disse Kátia, que utilizou materiais de que já dispunha em casa, devido ao fechamento do comércio durante vários meses.

Da Agência Pará.

 

COMENTÁRIOS dos leitores