Devotos exaltam a força da fé no Círio do recolhimento

Sem procissões, fiéis e voluntários da Cruz Vermelha se emocionam com sobrevoo da Virgem de Nazaré por Belém e celebração a distância

seg, 12/10/2020 - 08:45

O Círio 2020 foi marcado pelo distanciamento. Em vez de procissões, recolhimento. Para os devotos de Nossa Senhora, no entanto, as manifestações consagraram a fé dos paraenses, de maneira diferente. 

"Foi superestranho estar num lugar onde ano passado era tudo diferente. Fiz quase exatamente a mesma foto da equipe, só que nesse ano as máscaras se destacaram no lugar dos sorrisos. As ruas mais desertas, mas ainda era possível ver a mesma emoção nas pessoas que ali estavam", relata Mariana Siqueira, fotógrafa e assessora de imprensa da Cruz Vermelha Brasileira, seção Pará. Todos os anos, a Cruz Vermelha tem papel fundamental no atendimento dos romeiros durante o Círio e a Trasladação.

"Eu pedalava da Igreja Matriz de Ananindeua até o trapiche de Icoaraci com os meus amigos. Todos anos ficava animado. Mas esse ano, fiquei desanimado, porque o Círio ficou diferente. Nem parece Círio", disse Manoel Corrêa, que há 28 anos participa da Ciclorromaria, uma das procissões canceladas pela Igreja por causa da pandemia do novo coronavírus.

"Eu sou acostumada a participar das procissões. Hoje eu acordei cedo pra assistir à missa virtual, mas continua a mesma emoção, até mais forte, por ser diferente, por estar com a minha família reunida, e também triste, por aqueles que não tiveram a oportunidade de estar com as suas famílias, por conta da covid-19. Mas o sentimento de gratidão é o mesmo e as lágrimas também", conta a estudante Samara Sena.

"Não tivemos as tradicionais procissões, o traslado da berlinda, a Trasladação, a grande procissão de domingo. Todas essas dificuldades, a pandemia, pessoas perdendo seus empregos, seus entes queridos, mas a nossa Santa nos mostrou que ela sempre esteve presente. Ela sobrevoou, simbolicamente, os céus de Belém, passando por hospitais e vários lugares da cidade. Ela nos mostra que sempre esteve ao nosso lado, intercedendo por nós. Eu me sinto aparado pelo manto de Nossa Senhora de Nazaré", diz o estudante Jorge Mateus.

LeiaJá também

Círio virtual terá programação voltada para o recolhimento

Carros do Círio ficam em exposição na Praça Santuário

Música retrata a realidade do Círio 2020: com fé, em casa

Websérie aquece o coração dos devotos de Nossa Senhora

Para devotos, Círio terá a mesma exuberância de fé

 

COMENTÁRIOS dos leitores