Remador encontra imagem de Nossa Senhora nas águas da baía

Achado ocorreu no sábado do Círio, no fundo da prainha do Ver-o-Rio, na zona portuária de Belém

qua, 14/10/2020 - 18:26

O professor Mateus Maia, 37 anos, encontrou no sábado, 10 de outubro, uma imagem de Nossa Senhora submersa nas águas da Baía do Guajará, em Belém. O local do achado foi a prainha do Complexo Ver-o-Rio, próximo à zona portuária. 

Mateus, que é praticante de Stand up Paddle, rema todos os dias no local e tinha acabado de chegar quando deparou com a imagem. “Quando eu coloquei a prancha na água e pisei na água, vi algo colorido com umas cores fortes, vi uma cerâmica colorida. Eu achei que era alguma coisa do pessoal da umbanda que tem ali e eu respeito muito o trabalho deles, achei que fosse um alguidar, aí eu coloquei a mão. Quando vi era o pedestal da santa. Quando olhei para o lado esquerdo, lá estava a imagem, dentro da água, submersa, só que a água estava incrivelmente transparente e eu vi com clareza, todo arrepiado”, relata Mateus.

Por volta de 1700, segundo a narrativa da Igreja católica, o caboclo Plácido também encontrou nas águas de um igarapé a imagem que deu origem ao Círio de Nazaré, em 1793. No local do achado está localizada, hoje, a Basílica Santuário de Nazaré, no bairro de mesmo nome.

O professor Mateus, devoto de Nossa Senhora, revela que colocou a imagem, que estava quebrada, em cima do píer do local e juntou as partes.

“A maré estava começando a secar e o sol ainda não tinha nem nascido, coloquei a santa em cima do concreto, montei, ela ficou em pé e olhou pra mim. Eu disse: meu Deus! Eu não sabia o que fazer, mas eu tirei a foto para registrar o momento", revela Mateus.

Outros remadores começaram a chegar ao local e o clima de emoção tomou conta dos presentes no Ver-o-Rio. “Uma moça me perguntou se a santa estava dentro da água, eu respondi que sim. Aí começaram a gritar: É um milagre! Viva Nossa Senhora de Nazaré! Eu estava tão atônito que não sabia o que fazer.”

Mateus pretende restaurar a imagem e organizar uma homenagem pelas águas da baía no primeiro sábado de outubro. A imagem foi encontrada na véspera do Círio. “Eu pensei: vou restaurar essa imagem e ela vai ser a padroeira dos remadores. Ela tem uma relação com a gente. Ela tem uma relação com o rio. Há alguns anos já ocorre uma remaria com o pessoal dos Caruanas. A partir de agora, todos os anos vamos fazer uma remaria com essa imagem. Ela veio do rio, ela volta para o rio”, enfatiza Mateus.

O professor relata que, apesar de não se enquadrar como uma pessoa religiosa, ele acredita que existe uma conexão do ser humano com o divino. “Todos os dias eu saio para remar antes do sol nascer e não é só para remar, mas para vê-lo nascer e Nossa Senhora nesse dia veio para mim de dentro do rio, mostrar que o que eu faço todos os dias é fé. Mesmo não sendo numa igreja eu percebo a fé na natureza, no dia a dia, dentro do rio”, conclui o professor de redação que na mesma semana do achado teve vários de seus alunos premiados no Concurso de Redação do Círio, promovido pela Diretoria da Festa de Nazaré.

Por Ruy Montalvão.

 

COMENTÁRIOS dos leitores