Mais de 5,7 milhões não têm acesso a banheiro, diz IBGE

Pesquisa também indica que 23,5% dos brasileiros não vivem em uma moradia segura e adequada

por Junior Coneglian qua, 25/11/2020 - 17:48
Wikimedia Wikimedia

De acordo com o estudo divulgado nesta quarta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 2,8% da população brasileira, o equivalente a mais de 5,7 milhões de pessoas, não possui acesso a banheiros e saneamento básico. Grande parte das moradias nessas condições estão localizadas na região Norte e Nordeste do país.

Além da falta de banheiro, a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) indica que 23,5% dos brasileiros não vivem em uma moradia integralmente segura e adequada. No total, a área urbana reúne 15,7% da população nessas condições, enquanto 7,8% se encontram na área rural.

Os dados observam que 91,4% dos brasileiros residem em lares cujas paredes externas são feitas com material de alvenaria, taipa com revestimento ou madeira apropriada para construção. As residências com piso de cerâmica, lajota, pedra ou madeira apropriada são a realidade de 82,6% dos entrevistados. Enquanto os que apresentam telhados seguros, com lage e concreto ou madeira apropriada, correspondem a 30,6% da população; 29,3% dela está localizada na área urbana e 1,2% na área rural.

A região Sudeste representa 48,8% das pessoas que vivem em domicílios com melhores condições de cobertura. Em todas as outras regiões, o tipo de telhado predominante para a maioria da população é a telha sem laje de concreto ou somente com a laje. A característica predomina entre as famílias do Norte (84,6%) e do Nordeste (83,5%).

 

COMENTÁRIOS dos leitores