Saiba como cultivar plantas medicinais em casa

Especialista dá dicas de plantas homeopáticas e suas propriedades

por Junior Coneglian qua, 02/12/2020 - 19:39
Pixabay / Gate74 Pixabay / Gate74

O uso de ervas e plantas medicinais remete a um conhecimento que vem desde o início da humanidade. Com o auxílio de Celia Lasakosvitsch Longobardi, especialista em farmacologia e autora do livro "Plantas Medicinais: Seus Contos e Encantos", o LeiaJá apresenta algumas dicas para quem pretende iniciar o cultivo em casa.

Segundo Celia, é preciso ter e colocar vazos em um local da residência que receba, pelo menos, quatro horas de sol. "É importante aguar os vasos pelo menos uma vez ao dia, em temperatura natural, ou duas vezes em dias muito quentes e secos. Esse processo deve ser feito pela manhã e à tarde", orienta.

A preparação do solo para o cultivo de plantas medicinais ou comestíveis é importante. Celia afirma que a terra, mesmo a disponível na versão adubada, nem sempre está com o tratamento correto. "Mesmo aquelas bem escuras, muitas vezes tem pó de carvão que vai drenar a terra rapidamente e não é o que queremos", explica. O primeiro cuidado é desacidificar o solo. Para isso é necessária uma quantidade de terra que será misturada com algumas colheres de calcáreo (carbonato de cálcio), pó de rocha ou cinza de uma churrasqueira, por exemplo. A especialista indica misturar bem e deixar no vaso reservado sem plantar nada por pelo menos uma semana. "Assim o material produz o efeito desejado. A adubação também é importante e devemos tomar cuidado, pois o adubo que temos pode não estar totalmente fermentado e pode queimar a planta", complementa.

O adubo deve ser colocado em um local coberto, molhando por pelo menos dez dias ou até que o cheiro desapareça. "Esse adubo vai ser usado em pequena quantidade na terra que preparemos anteriormente", diz Célia. 

A orientação é escolher vasos de tamanho médio, sempre com um furo no fundo para escorrer o excesso de água. A especilista indica colocar uma camada pequena de pedras no fundo do vaso para tampar os furos e ajudar na drenagem. Em seguida, a indicação é colocar uma camada de folhas já meio secas para que elas se deteriorem e, em seguida, possam passar para o solo os nutrientes que tiraram dele enquanto vivas.

O próximo passo é adicionar a terra que foi preparada junto a um buraco que deve ser feito no centro do vaso para receber a muda da planta. "Esta não deve ficar muito profunda para que não sufoque. Depois de plantada, devemos apertar delicadamente o solo ao redor da muda para fixá-la e tirar o ar ao seu redor", orienta Célia. "Um cuidado importante é colocar sempre folhas cobrindo toda a terra ao redor da muda. Um vaso limpo pode ser mais bonito, mas não é bom para a planta. Com esta cobertura, mantemos a terra mais úmida e fofa para que o biossistema da terra possa fazer o seu papel", complementa.

Propriedades

Entre as plantas que podem ser cultivadas em casa estão a espinheira santa, que ajuda no aparelho digestivo, e o alecrim, que fortalece o sistema nervoso central e auxilia no tratamento da depressão. O cultivo do alecrim necessita de sol e pouca água.

A erva doce também está na lista das que podem ser cultivadas no lar. "Ela dissolve os gases gastrointestinais e aumenta o leite materno. Também é digestiva", diz Celia.

Carqueja, que consegue baixar a gliecemia de pessoas não diabéticasm, lavanda, que tem efeito calmante, e capim cidreira, usado como relaxante muscular, são outras possibilidades plantar em casa.

 

COMENTÁRIOS dos leitores