SP: agroecologia forma 300 pessoas em situação de rua

Curso de capacitação “Horta Social Urbana” incentiva sem-teto à prática de jardinagem, plantio e cuidados com a produção de alimentos orgânicos na maior cidade do país

por Alex Dinarte qui, 03/12/2020 - 15:39

Na capital paulista, a iniciativa de uma Organização Não-Governamental (ONG) formou mais de 300 pessoas que vivem em situação de rua no curso de Agricultura Urbana Agroecológica.

O projeto de capacitação “Horta Social Urbana” da Arcah oferece qualificação para quem aceita abrigo nos Centros de Acolhida de São Paulo e outras instituições públicas que atendem aos sem-teto.

Além de incentivar as pessoas a recuperarem condições para retornar ao mercado de trabalho, a iniciativa também aposta na aplicação de métodos socioemocionais para que os formandos retomem a vida social e deixem de viver em situação de rua.

No curso, que tem duração de quatro meses com atividades teóricas e práticas, os estudos são voltados para a efetivação do plantio e da jardinagem agroecológica em áreas ociosas da paisagem urbana. Durante as aulas, os estudantes são estimulados a conhecer os cuidados com a produção de alimentos orgânicos e a utilizar mecanismos sustentáveis no processo do cultivo.

De acordo com a Arcah, a entidade tem parceria com a iniciativa privada e encaminha os alunos para vagas de emprego nas redes supermercadistas, que adquirem a produção oriunda das hortas urbanas. Além de vender os produtos aos varejistas, os orgânicos também alimentam pessoas que vivem em abrigos públicos. Ainda segundo a ONG, o projeto emprega cerca de 30% dos formandos desde 2017.

COMENTÁRIOS dos leitores