Recife cancela queima de fogos em Boa Viagem no Réveillon

Para evitar aglomerações, a cidade ganhará um show de luzes que poderá ser visto de dentro de casa

por Vitória Silva sex, 11/12/2020 - 13:25
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Espetáculo de luzes será projetado de cima de prédios localizados em pontos estratégicos da cidade Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

Na programação das celebrações de encerramento do ano, divulgada nesta sexta-feira (11), a Prefeitura do Recife não incluiu a tradicional queima de fogos. Para evitar a disseminação da Covid-19 com as aglomerações na orla da praia mais visitadas da cidade, o show de pirotecnia será substituído por um espetáculo de luzes, segundo a prefeitura, “projetadas de cima de prédios localizados em pontos estratégicos da cidade para garantir visibilidade ao maior número possível de pessoas, da janela e da varanda de casa.”

Para acompanhar a nova atração, a gestão diz ainda que os espectadores podem contar com uma trilha sonora preparada pela rádio Frei Caneca, que será executada na frequência 101.5 FM à meia-noite.

Já a programação de Natal será realizada com o 'Ciclo Natalino', que promete levar música e luzes a toda a cidade. Na próxima semana, a decoração de Natal estará no Cais da Alfândega e na Avenida Rio Branco, que ganharão ornamentação suspensa e projeções de símbolos natalinos nas fachadas e árvores, convidando à contemplação à distância, para evitar aglomerações.

O Ciclo Natalino deste ano será marcado por espetáculos artísticos realizados no Teatro do Parque, nos dias 19 e 20, fechados ao público, por questões de segurança sanitária, mas com transmissão pela internet. O tema de 2020 é “Natal da Solidariedade”.

Também nos dias 19, 20 e 25, as tradicionais Freviocas ganham as ruas de todas as regiões administrativas do Recife, sob a alcunha festiva de Nataliocas, celebrando as tradições da cultura popular referentes ao período, com a apresentação de pastoris.

O presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha, comenta os desafios de preparar a cidade para as solenidades de Natal e Réveillon diante de uma pandemia.

“Vamos ter que nos adaptar às novas regras. O Natal vai chegar na casa das pessoas. Vamos usar os recursos da tecnologia da informação. No Teatro do Parque, vamos ter apresentações com transmissão pela internet. Nossas Freviocas vão circular. As pessoas poderão ficar em casa e curtir a programação completa que a Prefeitura está fazendo”, disse.

A perspectiva de Rocha é acompanhada pela secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça, que reafirma a possibilidade de poder celebrar, mesmo dentro de casa. “Sabemos que este foi um ano muito desafiador, mas queremos levar amor e alegria à casa das pessoas. Por isso, vamos promover música, luzes e alegria em diversos dias e formas. As pessoas vão poder acompanhar a celebração de Natal pela janela de casa, pela internet, televisão e pelo rádio”, completou a chefe da pasta.

Também acontecem de forma remota os tradicionais espetáculos do Baile do Menino Deus e do Natal Para Sempre. O primeiro acontece de 23 a 26 de dezembro, com transmissão nas plataformas digitais e pela TV Globo no dia 26 às 14h, e o segundo será ao meio-dia de 25 de dezembro, com transmissão pela TV Jornal.

COMENTÁRIOS dos leitores