Aglomeração marca penúltimo dia de 2020 no comércio

Consumidores apontam falta de cumprimento de protocolos de segurança nas lojas do centro do Recife, nesta quarta (30)

por Paula Brasileiro qua, 30/12/2020 - 12:12
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Último dia de 2020 teve comércio cheio no Recife. Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Nesta quarta (30), penúltimo dia de 2020, muitos recifenses foram ao centro da capital pernambucana garantir as compras de fim de ano. Apesar do movimento um pouco menor do que o visto na semana do Natal, algumas lojas acabaram apresentando aglomeração de clientes e, além desse, outros protocolos de segurança pertinentes à pandemia do coronavírus também ficaram a desejar. 

O designer gráfico Jonas Fragoso, de 30 anos, e a esposa, decidiram fazer as compras nesta véspera de réveillon para fugir do “tumulto do centro”. A estratégia, segundo ele, foi bem sucedida, no entanto, o jovem observou, em alguns lugares, o descumprimento das normas de segurança que visam evitar a transmissão da Covid-19. “Muitas lojas onde a gente entrou estão afrouxando nas medidas de prevenção. Vejo (isso) com preocupação; por mais que a vacina esteja chegando, ainda tem gente morrendo, hospitalizada, ainda não dá pra afrouxar tanto o comércio”, disse o rapaz que pretende receber 2021 em casa, apenas com a família, diferentemente do que costumava fazer em anos anteriores.  

Já a enfermeira Michelle Arruda, de 45 anos, veio ao centro nesta quarta (30) para buscar alguns itens que ficaram faltando em sua lista de final de ano. Ela também observou pouca segurança sanitária em alguns estabelecimentos e frisou que a população não está fazendo a sua parte. “Poucas lojas estão seguindo o protocolo do álcool em gel e pedir que não haja aglomeração. Continuo com medo porque infelizmente nem todas as pessoas seguem o protocolo. Às vezes a gente quer condenar o empresário mas o próprio cidadão não faz sua parte”, disse a profissional de saúde que vai romper 2020 ao lado do irmão e da mãe em uma casa de praia no litoral. 

*Com informações de Júlio Gomes

COMENTÁRIOS dos leitores