Réveillon: praias do Recife registram movimento fraco

Pensando em uma forma de frear o contágio do novo coronavírus, a prefeitura do Recife decidiu restringir o acesso nas orlas de Boa Viagem e Pina

por Paulo Uchôa qui, 31/12/2020 - 21:39

Aguardado por muita gente, o réveillon tem a responsabilidade de divertir aqueles que desejam fechar o ano com chave de ouro, mas só que em 2020 nada disso foi possível. Pensando em uma forma de frear o contágio do novo coronavírus, a prefeitura do Recife decidiu restringir o acesso às praias de Boa Viagem e Pina. 

Diferente dos anos anteriores, a orla de Boa Viagem, conhecida por atrair mais de um milhão de pessoas na noite do dia 31 de dezembro, vai encerrar o ano vazia. Em toda sua extensão, a praia passa longe do agito que costumava receber. Já no Pina, em Brasília Teimosa, a orla também está deserta, apenas ganhando o acolhimento da luz do luar e do barulho das ondas do mar, assim como em Piedade.

A praia de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, mas precisamente nas imediações da igreja Nossa Senhora da Piedade, estava sem ninguém, recebendo só a atenção de policiais e guardas municipais. Os profissionais da segurança estiveram na área para barrar qualquer tipo de aglomeração que se formasse. Por causa dos altos índices de contaminação da Covid-19, as orlas voltam a funcionar normalmente a partir desta sexta-feira (1º).

Opiniões

Horas antes da virada de ano, alguns moradores de Boa Viagem passaram rápido no calçadão para se despedir de 2020. Sem aglomeração, turistas também resolveram dar uma passada na orla do bairro para receber 2021 com as energias recarregadas. Aproveitando a brisa do local com a família, a mineira Andréia Veloso, que está conhecendo a capital pernambucana pela primeira vez, ficou sabendo das medidas da prefeitura assim que chegou.

De acordo com ela, a decisão de restringir os festejos do réveillon na praia foi sensata. "Não conhecia o Recife. Ouvia falar muito bem da região, das praias, mas fiquei sabendo aqui que não haveria as celebrações. Eu não desanimei de vir pra cá. Achei a decisão correta", disse, em entrevista ao LeiaJá. Para a visitante Glaucia Santana, as ações de cancelamento dos eventos da cidade do Recife foram bastante radicais.

"Vim para o Recife com tanto entusiasmo, tanta vontade de passar o revéillon aqui, já que é tradicional, e me deparo com esse vazio na praia. Eu achei que as medidas deveriam ser mais flexíveis, tipo colocar algumas regras de distanciamento", explicou a empresária. Glaucia relatou também a dificuldade para se alimentar durante o horário do jantar em Boa Viagem: "Estamos morrendo de fome e os restaurantes todos fechados".

COMENTÁRIOS dos leitores