PE: expectativa é que vacinação comece na próxima semana

Nesta primeira fase, Pernambuco deve receber entre 350 e 360 mil doses do imunizante. Pernambucanos ainda não sabem se receberão a vacina CoronaVac ou a de Oxford

por Jameson Ramos qua, 13/01/2021 - 18:55
Pixabay No entanto, início depende do Ministério da Saúde Pixabay

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, afirmou nesta quarta-feira (13), que partirá na quinta (14) do Recife um avião que irá buscar 2 milhões de doses da vacina de Oxford. Longo aponta que, com a liberação das vacinas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ocorrendo neste domingo (17), Pernambuco já começa a vacinação na próxima semana.

Das oito milhões de vacinas que devem ser distribuídas pelo Ministério da Saúde nesta primeira fase, sendo seis milhões da CoronaVac e dois milhões da vacina de Oxford, Pernambuco deve receber entre 350 e 360 mil doses do imunizante, que corresponde a 4,7% das vacinas que serão enviadas para os estados brasileiros. Ainda não se sabe qual das vacinas serão enviadas para o Estado.

"Temos discutido com o Ministério da Saúde que seria interessante que viesse um dos dois tipos (Oxford ou CoronaVac) porque tem tempos diferentes para a aplicação, especialmente da segunda dose. Para não ter que montar dois cenários logísticos diferentes, o ideal é que cada estado recebesse um tipo dessa vacina”, explica Longo.

“Nós estamos neste momento esperançosos, realistas, mas esperançosos de que nós possamos ter esse cenário para o início da vacinação no Brasil e, portanto, em Pernambuco para a próxima semana", complementa André.

O secretário de Saúde garante que o estado tem se preparado, em conjunto com os municípios, para a vacinação da população. Para isso, foi montado um Comitê Técnico Estadual que deve se reunir nesta quinta-feira (14), para finalizar o plano de operacionalização da vacina.

Na última terça-feira (12), milhões de seringas e agulhas foram distribuídas pelo Governo de Pernambuco para os municípios. "A logística para a distribuição das doses de vacina vai seguir a logística que fizemos para a distribuição das seringas. Ela poderá até ser mais acelerada, tendo em vista que o volume de doses que vai chegar é inferior ao volume de seringas e agulhas", explica o secretário.

LeiaJá também

-> Som proibido nos bares e praias podem ser fechadas em PE

COMENTÁRIOS dos leitores