Pará fecha divisa com Amazonas por terra e água

Por causa do avanço da pandemia de covid-19 em Manaus, governador Helder Barbalho, que já havia proibido a entrada de embarcações, amplia decreto e cobra medidas preventivas nos aeroportos

sex, 15/01/2021 - 12:27
Sespa Mapa da covid-19 no Pará, em 15 de janeiro Sespa

O governador Helder Barbalho anunciou, na quinta-feira (14), novas medidas de combate à covid-19 no Estado. Dentre elas, mudanças no Decreto Estadual 1.273/2020, que proíbe a entrada no Pará de embarcações de passageiros vindos do Amazonas. Segundo o chefe do Poder Executivo, a mesma determinação será estendida também a transportes terrestres de passageiros.

A rede hospitalar do Amazonas entrou em colapso. Pacientes estão morrendo asfixiados por falta de oxigênio (leia aqui). No Pará, segundo boletim da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), são 307.520 os casos confirmados de covid-19, com 7.376 óbitos. 

O governador Helder Barbalho solicitou informações à Infraero e à Agência Nacional de Aviação Civil quanto às medidas, urgentes, de prevenção ao novo coronavírus em voos vindos do Amazonas em direção ao Pará. A medida se fez necessária visto o aumento considerável dos casos positivos da doença no estado vizinho. 

O governador também solicitou detalhes dos procedimentos que estão sendo realizados nos aeroportos paraenses. Ofícios foram enviados ao Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans - Júlio Cezar Ribeiro, Aeroporto Internacional de Santarém — Maestro Wilson Fonseca, Aeroporto Interestadual de Altamira, Aeroporto de Marabá - João Correa da Rocha, Aeroporto de Carajás/Parauapebas e ao Aeroporto Belém Brigadeiro Protásio, na Capital. 

Com informações da Agência Pará.

 

COMENTÁRIOS dos leitores