Morre Léo, o leão do Parque Dois Irmãos, vítima de câncer

Animal tinha 21 anos e havia chegado ao zoológico em 2000, após ser resgatado

por Luan Amaral sab, 16/01/2021 - 16:44
Lu Rocha/ Semas-PE No dia 30 de dezembro, Léo completou 21 anos de idade Lu Rocha/ Semas-PE

O leão Léo, do parque Dois Irmãos, morreu neste sábado (16), vítima de câncer na mandíbula. O animal, já idoso, vinha sendo tratado por uma junta médica desde que teve o diagnóstico da doença. 

No dia 30 de dezembro, Léo completou 21 anos de idade. Ele chegou no parque no ano de 2000 após ser resgatado da tragédia Circo Vostok, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, no mesmo ano. Os seus pais foram mortos a tiros pela polícia, assim como outro leão. Os animais atacaram uma criança. Só Léo sobreviveu e foi encaminhado ao parque onde morreu duas décadas depois. 

“A junta de especialistas que cuidava de Léo, entre oncologista, cirurgiões, anestesistas, tratadores, além de doutores com experiência em terapias alternativas para animais silvestres, fez um tratamento muito cuidadoso para melhorar as condições de saúde do animal, tendo como principal objetivo garantir o seu bem-estar. Infelizmente, como havíamos comunicado anteriormente, este tipo de neoplasia é a maior causa de morte entre os felinos abrigados sob os cuidados humanos, e não conseguimos reverter o seu quadro, apesar de todo empenho da equipe técnica envolvida”, disse Márcio Silva, médico veterinário e gerente técnico científico de fauna do zoológico.

COMENTÁRIOS dos leitores