Morre o juiz Claudio Rendeiro, o Epaminondas Gustavo

Complicações da covid-19 causaram a morte do magistrado que criou o personagem humorístico mais famoso do Pará

seg, 18/01/2021 - 09:52
Fernanda Cavalcante/Arquivo LeiaJáImagens Epaminondas Gustavo, personagem do juiz Claudio Rendeiro, divertiu os paraenses com histórias ribeirinhas Fernanda Cavalcante/Arquivo LeiaJáImagens

A cultura e a magistratura do Pará estão de luto. Morreu na manhã desta segunda-feira (18), em Belém, vítima de complicações da covid-19, o juiz de Direito Claudio Rendeiro, criador e intérprete do personagem humorístico Epaminondas Gustavo. A família comunicou o falecimento por meio de nota assinada pelo irmão do juiz, Manoel Rendeiro Júnior. 

"A família agradece as milhares de demonstrações de carinho e apoio dos fãs, amigos, imprensa e autoridades do Estado. Deus é soberano e sua vontade deve ser aceita por todos nós, mesmo sabendo que a perda do Claudio é muito dolorosa e difícil de ser assimilada", diz o comunicado. 

Claudio Rendeiro estava internado desde o dia 9 de janeiro em um hospital particular da capital paraense. Ele recebia medicação e fazia exercícios respiratórios. Na última semana, o quadro se agravou. 

Pelas redes sociais, o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), parentes, amigos e fãs de Epaminondas Gustavo manifestaram pesar. O prefeito de belém, Edmilson Rodrigues, publicou que "o Pará perde um brilhante juiz, o humor e a alegria contagiantes de um ser humano iluminado". 

Natural de São Caetano de Odivelas, município localizado a cerca de 200 quilômetros de Belém, Claudio Rendeiro tinha paixão pela cultura ribeirinha paraense. Com seu personagem, reproduzia o linguajar típico dos caboclos de Cametá, Abaetetuba e Igarapé-Miri. Epaminondas era um cametaense cheio de trejeitos.

Juiz há 25 anos, atuando na Vara de Execuções Penais, Claudio Rendeiro começou a representar em 2007. Em 2014, foi convidado pela Justiça do Trabalho a gravar áudios sobre a campanha de combate ao trabalho infantil e, em 2019, participou da 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, onde relançou e autografou os livros "Líricas Ribeirinhas e Outras Margens", "Sátiras de um Ribeirinho" e "Causos".

Abaixo, veja entrevista de Claudio Rendeiro/Epaminondas Gustavo publicada no LeiaJá.

Epaminondas Gustavo participa de conversa no Plurarte

Da Redação do LeiaJá Pará.

COMENTÁRIOS dos leitores