Guarulhos dispensa ponto facultativo no Carnaval 2021

Prefeito Gustavo Henric Silva (PSD), o Guti, sugeriu ao Ministério da Saúde que estenda a recomendação à todas as cidades do país

por Alex Dinarte ter, 19/01/2021 - 16:56
Marcio Lino / Prefeitura Municipal de Guarulhos Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, é a segunda maior do estado Marcio Lino / Prefeitura Municipal de Guarulhos

A cidade de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, não vai aderir ao ponto facultativo do Carnaval em 2021. A decisão do prefeito Gustavo Henric Costa (PSD), o Guti, tem como base o cancelamento da festa mais popular do Brasil devido à pandemia de Covid-19. No calendário desse ano, a folia estava programada para acontecer entre os dias 12 e 16 de fevereiro.

De acordo com Guti, em entrevista ao site da Prefeitura de Guarulhos, os equipamentos públicos, a indústria e o comércio da segunda maior cidade paulista vão funcionar de maneira normal nos dias 15 e 16 de fevereiro, quando seria decretada a dispensa oficial. Ainda segundo o chefe do executivo guarulhense, a ideia é não incentivar moradores a se aglomerarem nas ruas ou saírem da cidade para viagens.

Além de decidir por não decretar ponto facultativo em Guarulhos, Guti também recomendou que o Ministério da Saúde acate a sugestão que vai implementar na cidade. Na reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) da última quinta-feira (14), o prefeito pediu ao ministro Eduardo Pazzuello que oriente os demais municípios a suspenderem o decreto de ponto facultativo de Carnaval.

De acordo com o Boletim Epidemiológico de Guarulhos, atualizado na última sexta-feira (15), a cidade tem 38.374 casos confirmados e 1.758 pessoas morreram por complicações decorrentes da Covid-19.

COMENTÁRIOS dos leitores