Nordeste quer comprar 50 milhões de doses da vacina russa

As doses, se compradas, serão administradas pelos estados que integram a região. Existe um entrave da Anvisa

por Jameson Ramos qua, 20/01/2021 - 19:22
Rafael Bandeira/LeiaJá Imagens/Arquivo Governador da Bahia entrou com uma ação no STF para conseguir a vacina Rafael Bandeira/LeiaJá Imagens/Arquivo

O Consórcio do Nordeste está se movimentando para adquirir a vacina Sputnik V, da Rússia. Segundo informado pelo secretário André Longo, o Governo da Bahia entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal para que houvesse a aprovação do uso emergencial dessa vacina.

Longo aponta que o Consórcio tem memorandos para aquisição de algo em torno de 50 milhões de doses da Sputnik V. 

"Esperamos que o Ministério da Saúde possa exercer sua prioridade na aquisição de todas as vacinas seguras, de qualidade e eficazes para que a gente tenha a continuidade da vacinação", explica André Longo. 

O secretário complementa dizendo que "a escassez de doses que hoje é apresentada aos estados começa a gerar uma série de problemas no processo de execução dessas vacinas, gerando um ambiente que não é o melhor para o processo da vacinação", salienta.

As doses, se compradas, serão administradas pelos estados que integram a região. A informação também foi confirmada pelo presidente do consórcio, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT). 

Em nota divulgada, o Consórcio reclamou do entrave da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O órgão determinou a exigência do início de estudo clínico realizado no Brasil para analisar o pedido de uso emergencial da vacina. “Uma vez que a Sputnik tem estudos com 44 mil pessoas, o que vai agregar um estudo feito no Brasil com 5 mil? Não somos jacarés e eles seres humanos”, reclama o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

COMENTÁRIOS dos leitores