Covid-19: Recife recebe pacientes de Manaus neste sábado

Sistema Público de Saúde do Amazonas enfrenta crise diante da escassez de oxigênio

por Marília Parente sab, 23/01/2021 - 09:46
MICHAEL DANTAS / AFP MICHAEL DANTAS / AFP

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recebe 15 pacientes de Covid-19 transferidos de Manaus, capital do Amazonas, neste sábado (23). Segundo nota divulgada pela instituição, os manauaras desembarcam no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre às 20h. O hospital disponibilizou mais cinco leitos, além dos 10 anteriormente divulgados. 

A recepção será possível graças a uma força-tarefa, montada para redefinir os fluxos, reorganizar as equipes e redistribuir os leitos. Os pacientes de Manaus serão internados na enfermaria de Doenças Infecciosas e Parasitária do HC. 

"Estamos preparados para recepcionar os pacientes procedentes da capital amazonense portadores de Covid-19. Uma equipe do HC da UFPE estará já no aeroporto para realizar triagem do estado clínico para avaliação e encaminhamento dos pacientes para enfermaria ou UTI. Teremos a oportunidade enquanto hospital-escola de contribuirmos com a rede Ebserh e apoio dos gestores do SUS local nesta ação de caráter humanitário para acolhermos esses pacientes com o melhor que podemos oferecer: um tratamento integral e humanizado" comentou o superintendente do HC-UFPE/Ebserh, Luiz Alberto Mattos.

Experiência

De abril a dezembro de 2020, o Hospital das Clínicas da UFPE atendeu 403 pacientes com o novo coronavírus, além de ter realizado 2.282 teleconsultas e 3.559 teleorientações. Atualmente, a instituição desenvolve 58 estudos ligados à Covid-19, dentre as mais de 100 pesquisas da UFPE relacionadas à doença.

COMENTÁRIOS dos leitores