Conhecimento sobre mercados financeiros é vantajoso

A importância de se aprender sobre mercados financeiros vem primeiramente do “insight” que estes trazem sobre o andamento da economia brasileira, e consequentemente dos nossos próprios bolsos

seg, 08/02/2021 - 07:58
Pixabay Pixabay

Não é incomum ter como impressão única do funcionamento do mercado financeiro, as movimentações que ocorrem na bolsa de valores de São Paulo – também conhecida como Bovespa. Esta serve como demonstração do “humor” de investidores dentro e fora do Brasil quanto a situação no presente e no futuro iminente do país, e também das empresas que aqui se encontram instaladas e que tem suas ações negociadas no maior mercado de capitais da América Latina.

Entretanto, o mercado financeiro envolve muitos outros produtos. Um dos mais interessantes são as chamadas “vanilla options”, que de acordo com a corretora AvaTrade são uma forma contratual de se comprar ou vender um ativo, geralmente financeiro, a um preço determinado. A partir das ordens de compra e venda que estas opções oferecem, é possível não só gerar lucros como também se proteger da volatilidade do mercado, principalmente o cambial.

Entretanto, a lógica do funcionamento das opções pode parecer muito complexa se não houver um estudo mais aprofundado sobre esse produto financeiro. Isso vale até mesmo para as ações da Bovespa e de outros grandes mercados de capitais, onde operações como a venda a descoberto – que permite a obtenção de lucros a partir da queda do preço de um ativo – tem se colocado em evidência nos últimos tempos. Mas apesar destas dificuldades, é muito importante e também útil aprender sobre estas dinâmicas, mesmo que sua intenção não seja lidar diretamente com estes investimentos.

Embed:

A importância de se aprender sobre mercados financeiros vem primeiramente do “insight” que estes trazem sobre o andamento da economia brasileira, e consequentemente dos nossos próprios bolsos. Nos últimos tempos o câmbio do real contra moedas fortes como o dólar e o euro tem tido um peso cada vez maior na determinação dos preços que pagamos por produtos básicos em supermercados, e o relatório semanal Focus do Banco Central – produzido a partir da opinião de algumas das maiores empresas e especialistas do mercado financeiro do Brasil – serve como boa indicação da trajetória do câmbio, das taxas de juros e do produto interno bruto do país.

Os mercados financeiros funcionam também como uma ferramenta de transmissão de informações de fora do país para a nossa economia. É comum ver políticas econômicas que ocorrem em países como os Estados Unidos afetando os índices das bolsas no resto do mundo, incluindo a nossa. Isso é função da dinâmica de mercados tanto financeiros quanto produtivos cada vez mais integrados mundialmente, onde um pequeno reajuste ocorrido numa região com maior poderio econômico no planeta podendo causar grandes mudanças em mercados encontrados na sua periferia.

Outro fator importantíssimo vem da teoria econômica em si. Existem muitos pressupostos das ciências econômicas que tem o preço dos ativos – ou seja, o valor das ações – como um determinante para a decisão de uma empresa na expansão ou redução de seus investimentos no médio e longo prazos. Assim, um mercado de ativos valorizado pode se tornar uma benesse para o país ao passo que ele incentiva empresas a investirem mais recursos no incremento de sua produção, gerando mais empregos neste processo.

São vários os fatores que acabam determinando os preços praticados nos mercados financeiros, e cada um deles pode afetar estes preços de forma negativa ou positiva. As expectativas dos participantes dos mercados, tanto grandes quanto pequenos, é uma das mais importantes ao passo que estas podem se tornar autorrealizáveis – tanto no processo de subida, quanto na descida dos preços dos ativos.

Essa confluência de fatores e volatilidades podem deixar um principiante preocupado em entrar sozinho no mercado. Mas por sorte, existem práticas como fundos de investimento organizados em corretoras de valor e em bancos comerciais que permitem que o risco seja dividido entre vários agentes; ao mesmo tempo que o poder de decisão é deixado nas mãos de especialistas que dedicam suas vidas a entenderem como os processos do mercado funcionam.

Mas nada impede o iniciante de entrar a fundo nesse mundo por conta própria. Por sorte o material para aprendizado é vasto, ainda que ele exija tempo e dedicação para que nenhum detalhe sobre o funcionamento dos mercados seja perdido.

COMENTÁRIOS dos leitores