PE distribui nova remessa da Sinovac
Das 118.200 unidades recebidas, mais de 93,4 mil foram destinadas às cidades pernambucanas
O governo de Pernambuco já iniciou a distribuição da nova remessa das vacinas Sinovac/Butantan contra a covid-19. Das 118.200 unidades recebidas no último domingo (7), para primeira e segunda doses dos trabalhadores de saúde, mais de 93,4 mil foram encaminhadas para as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), através de uma operação logística que envolveu os técnicos do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) e o apoio da Secretaria de Defesa Social (SDS), além da companhia aérea Azul para o transporte aéreo. As outras 24,7 mil ficaram na posse do estado, para promoção da imunização de sua rede, conforme foi combinado com os gestores municipais na Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
Depois da aterrissagem no Aeroporto Internacional do Recife, os imunizantes foram encaminhados para o Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para verificação de temperatura e divisão das vacinas por municípios e Geres. Ainda no dia da chegada, as primeiras unidades foram encaminhadas para Ouricuri, Salgueiro, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira. As vacinas destinadas para as demais gerências começaram a ser despachadas às 6h desta segunda (8).
A nova remessa levou o número de doses contra a covid-19 recebidas por Pernambuco a 511 mil, sendo 427.560 unidades correspondentes ao imunizante da Sinovac/Butantan, para as duas doses, e 84 mil da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, apenas para a primeira, visto que o Ministério da Saúde ainda não enviou a segunda dose. As vacinas recebidas já permitem o atendimento de 60% dos trabalhadores de saúde e de 100% dos idosos a partir dos 85 anos, idosos em instituições de longa permanência, pessoas com deficiência institucionalizadas e população indígena.
Balanço
Até o último domingo, Pernambuco já havia aplicado a primeira dose em 105.666 dos trabalhadores de saúde, 22.350 indígenas e 56.068 idosos a partir dos 85 anos, além de 4.701 idosos em instituições de longa permanência e 577 pessoas com deficiência institucionalizadas. Quanto à segunda dose, 2.648 trabalhadores de saúde já foram vacinados e finalizaram o esquema. Ao todo, mais de 192 mil doses já foram aplicadas.