Nevascas provocam perturbações no Reino Unido e Alemanha
Algumas zonas do Reino Unido, do sul da Inglaterra até o norte da Escócia e partes da Irlanda do Norte, entraram em alerta amarelo devido às nevascas
Vários centros de vacinação contra a Covid-19 no Reino Unido fecharam as portas nesta terça-feira devido às intensas nevascas que afetam o norte da Europa, enquanto na Alemanha dezenas de motoristas ficaram presos em seus carros durante a noite.
Algumas zonas do Reino Unido, do sul da Inglaterra até o norte da Escócia e partes da Irlanda do Norte, entraram em alerta amarelo devido às nevascas, que podem impedir viagens por estradas e ferrovias, advertiu o Instituto de Meteorologia britânico. No norte e leste, a neve pode alcançar 15 centímetros.
Nas cidades de Ipswich e Colchester, 120 km ao nordeste de Londres, as fortes chuvas forçaram o fechamento de vários centros de vacinação contra o coronavírus.
Na capital do país, a neve cobre os parques e crianças utilizavam trenós.
A neve também atingiu com força outros países, da Bélgica à Dinamarca, passando pela Alemanha.
Neste último país, motoristas e caminhoneiros ficaram retidos ao longo de 30 km na rodovia A2, perto de Bielefeld (noroeste), segundo a polícia.
Vários caminhões viraram e provocaram o fechamento da rodovia nos dois sentidos. Vários motoristas passaram quase 16 horas em seus veículos em um frio intenso.
O ministro dos Transportes, Andreas Scheuer, pediu aos moradores do norte e centro da Alemanha que evitem dirigir pelo menos até quarta-feira.
As nevascas também provocaram atrasos e cancelamentos na rede de trens, segundo a empresa Deutsche Bahn.
As tempestades devem diminuir a partir de quarta-feira, mas o frio deve persistir, com temperaturas próximas de e -20°C à noite em algumas regiões da Alemanha.