Metrô SP: estações ganharão nomes de marcas

por seg, 22/02/2021 - 15:59
Governo do Estado de São Paulo A estação Moema, na Linha 5-Lilás, do Metrô de São Paulo Governo do Estado de São Paulo

O Metrô de São Paulo recebeu autorização para renomear as estações com nomes de marcas ou produtos. A concessão deve acontecer nos próximos meses, com licença para durar por 20 anos. Algumas delas já possuem nomenclatura que remete à uma instituição, como Corinthians-Itaquera e Palmeiras-Barra Funda, na Linha 3-Vermelha.

O direito de nomeação, prática conhecida no mercado como naming rights, será pago mensalmente pela instituição/empresa. O nome da marca estará abaixo do nome original da estação, com metade do tamanho. Essa regra vale para todos os espaços em que o nome da estação esteja presente, seja em espaços visuais físicos ou virtuais (sites, redes sociais e aplicativos do metrô). Os nomes também serão anunciados nas chamadas de áudio durante a viagem nas plataformas.

O projeto é inspirado nos metrôs de Nova York (Estados Unidos), Mumbai (Índia) e Kuala Lumpur (Malásia). Ainda não se sabe se os direitos de nomeação se estenderá às estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

A concessão foi dada pela Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU), órgão composto por representantes do poder público e membros da sociedade civil, e que analisa casos em que haja necessidade ou esteja em pauta o uso ou alteração de elementos visuais na paisagem urbana, sem ferir o que está escrito na Lei Cidade Limpa. O regulamento preza pela limpeza visual de patrimônios históricos e a arquitetura dos edifícios.

Por Rafaels Sales

COMENTÁRIOS dos leitores