Chuva alaga pontos na Região Metropolitana do Recife

Nas últimas 24h, foi identificado o acúmulo de 99,78mm de chuva só no bairro do Bonsucesso, em Olinda

por Victor Gouveia sex, 26/02/2021 - 09:12

Após uma noite de chuva intensa, que perdurou na madrugada e segue na manhã sexta-feira (26), diversas áreas da Região Metropolitana do Recife (RMR) registraram pontos de alagamento. Em comunicado, a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) alerta para os índices pluviométricos no decorrer das próximas 24h.

De acordo com o órgão, o bairro do Bonsucesso, em Olinda, foi a localidade mais atingida na RMR com o acúmulo de 99,78mm nas últimas 24h. No Recife, o bairro central de Santo Amaro lidera com 71,39mm. Desde a meia-noite até às 9h desta sexta (26), choveu na capital pernambucana o equivalente a cerca de 15 dias do histórico de fevereiro.

Apesar dos pontos de alagamento e da sinalização da Apac referente à possibilidade de chuvas moderadas a fortes na capital pernambucana, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) informa que não houve necessidade de montar pontos de bloqueio. O pico de maré pode ter sido responsável pelo acúmulo de água em alguns locais da cidade, aponta a Prefeitura.

Nas redes sociais, usuários criticaram a infraestrutura da cidade, que ano após ano sofre com o problema das chuvas de verão. “Meia madrugada de chuva em Recife = alagamento em todo canto”; “Toró da mulesta desde ontem à noite, trovão que estrondou foi tudo e alagamento... Recife acordou daquele jeito”; “Se alagamento fosse dinheiro Recife seria a Finlândia”, escreveram os populares.  

A Defesa Civil do Recife mantém plantão permanente pelo telefone 0800.081.3400 para ocorrências decorrentes da chuva, como deslizamento de barreiras e desmoronamento de residências. A entidade recebeu apenas ocorrências leves, sendo sete solicitações de vistorias e 21 pedidos de colocação de lonas plásticas.

 A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) atendeu quatro ocorrências de quedas de árvores. Nas ruas Industrial José Paulo Alimonda, em San Martin, Escritor Álvaro Lins, em Afogados, e Correa de Araújo, nas Graças, foram árvores em área externa, e a remoção da Rua Barão de Souza Leão, em Boa Viagem, ocorreu por causa da queda parcial da área interna do Colégio Santos Dumont para a calçada.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores