Estado de SP volta à fase vermelha na próxima segunda (12)
Medida permite aulas presenciais em escolas públicas e privadas; Campeonato Paulista também terá retomada
Nesta sexta-feira (9), o governo de São Paulo anunciou que o estado vai retornar à fase vermelha do plano de contingência contra o coronavírus. Desde 15 de março, todo o estado paulista estava na fase emergencial e mais restritiva. A princípio, a medida seria válida até o final de março, mas os novos casos e mortes por Covid-19 obrigaram a administração pública a estender a restrição até o próximo domingo (11).
Tanto a rede pública, quanto a rede privada de ensino estão permitidas a terem aulas presenciais nas escolas, mediante a decisão da Prefeitura de cada cidade. Os locais poderão funcionar desde que não seja ultrapassado os 35% da capacidade do ambiente. O Campeonato Paulista também está autorizado a retornar às atividades, desde que jogadores, comissão técnica e equipe de arbitragem sejam submetidos aos testes de RT-PCR.
Outras determinações ainda permanecem em vigor nesta fase vermelha, como a proibição de reuniões religiosas presenciais nas igrejas e templos. Ainda é recomendado pelo governo estadual o sistema de trabalho home office e o toque de recolher, feito por uma integração entre vigilâncias sanitárias, Polícia Militar e Procon, das 20h até às 5h.
Apesar da mudança no plano de contingência, a taxa de ocupação dos leitos de UTI continua em alta, mais de 88%. Ao todo, desde o início da pandemia, cerca de 2,6 milhões de pessoas foram infectadas com a Covid-19; 2,2 milhões já estão recuperados. Na última terça-feira (6), o estado paulista bateu recorde de mortes diárias: quase 1,4 mil óbitos. O total de mortes já ultrapassa os 80 mil.