Diabéticos hipertensos seguem na lista de espera da vacina

Por causa da pouca quantidade de doses, Prefeitura de Belém corrige "erro de comunicação" e limita universo de pessoas atendidas em nova etapa da imunização

por Antônio Carlos qui, 29/04/2021 - 12:48
Sesma Imunização em Belém Sesma

Depois de anunciar para esta quinta-feira (29), e até o dia 1º de maio, imunização contra a covid-19 para pessoas com comorbidades, a prefeitura de Belém corrigiu o “erro de comunicação”, conforme esclarecimento dos técnicos que estão nos postos de vacinação, e tirou da lista os diabéticos hipertensos. Serão vacinadas até sábado apenas as chamadas "pessoas do 1º grupo", de 18 a 59 anos: renais crônicos e transplantados e pessoas com síndrome de Down, esclerose múltipla, fibrose cística e esclerose lateral amiotrófica (ELA).

Publicação da Agência Belém, site oficial da prefeitura, no dia 27, informou o seguinte: “A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) inicia nesta quinta-feira, 29, a próxima etapa do calendário vacinal contra a Covid-19, em Belém. Será a vez das pessoas com comorbidades, que é a junção de duas ou mais doenças em um mesmo indivíduo. São patologias como, diabetes hipertensão, doenças cardiovasculares, doença renal, entre outras”. 

Pela manhã, no posto do campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), profissionais de saúde esclareciam o “erro de comunicação”. Não há data prevista para imunizar diabéticos e hipertensos.

Segundo a prefeitura, os renais crônicos são "cerca de  800 pessoas em Belém". O grupo de pessoas com Down "tem por volta de 500 pessoas na capital paraense”. Os documentos necessários para a vacinação são: laudo médico que comprove a comorbidade (original e cópia), RG, CPF e comprovante de residência

Dani Gomes, da Assessoria de Comunicação da Sesma, esclareceu que hipertensos diabéticos, dentre outras pessoas com comorbidades, vão ser contemplados e fazem parte do grupo prioritário. "Nesse momento, por causa do quantitativo restrito de vacinas que foram recebidas, estamos priorizando as ‘prioridades dentro das prioridades’. Assim que a gente for recebendo novas doses de vacinas, a gente vai estar avançando nesses grupos. Pra esse primeiro momento, são esses grupos que anunciamos. Em nenhum momento anunciamos hipertensos e diabéticos", disse.

A assessora justificou a informação publicada pela Agência Belém. "A gente precisava explicar no texto quais são os grupos que fazem parte das comorbidades. São vários grupos. A previsão é que mais de 300 pessoas façam parte desses grupos das comorbidades. Mas, em seguida, se você for ler o texto, a gente está especificando que neste primeiro momento são os renais crônicos etc. Infelizmente não temos vacinas para todo mundo e estamos na dependência da chegada de vacinas do Ministério da Saúde para avançar e dar continuidade da vacinação dos demais grupos", afirmou.

 

COMENTÁRIOS dos leitores